A Cia Express’arte (CEA) foi fundada em 1999 e realiza, junto às comunidades e escolas da Cidade de Goiás, atividades audiovisuais, animações e teatro. A CEA ficou reconhecida em todo o Estado de Goiás e mesmo além de suas fronteiras ao levar para o plano da arte os feitos de pessoas que fizeram parte da história de Villa Boa, e desenvolvendo, além disso, pesquisas bibliográficas e de campo com contextos específicos que resgatam a memória histórico-cultural de Goiás Velho. A sua atividade mais marcante é a realização da Via Sacra em parceria com a Diocese de Goiás, no período da Semana Santa que também conta com a majestosa Procissão do Fogaréu.
A Cia Express’arte foi legalmente registrada no dia 01 de agosto de 2005, concretizando uma miríade de sonhos juvenis que se engajaram na conquista de um espaço para a exibição de suas artes. Em Catalão, a filial da Cia Express’arte, criada em setembro de 2012, vem como uma extensão das atividades culturais já realizadas na Cidade de Goiás e com objetivos similares: resgatar os feitos e acontecimentos do patrimônio histórico-cultural da cidade através do teatro, dança, música e animação. Uma proposta que traz dinamismo e um grande potencial de produção com nível profissional, assumindo novas parcerias que acreditam na inovação cultural e sua estreita relação com o resgate histórico-patrimonial e identitário-cultural. Idealizado por Evandro Neto e refinado em seus formatos básicos por uma interação dialógica com Bruno Oliveira e Hygor Matheus a Cia Express’arte – Filial Catalão constitui-se ao apresentar uma grande proposta artística para Catalão, fundamental e expressamente apoiada pelo presidente da Cia Express’arte Lázaro Ribeiro.
Pensando em conquistar o povo catalano a partir da sua própria história e com o de objetivo de iniciar um ciclo que visa alçar a produção artístico-cultural da cidade a parâmetros regionais, quiçá nacionais, colocando o teatro na ordem do dia para o entretenimento da população catalana e também de fazer um resgate cultural e
representar um trabalho ímpar na diacronia das representações culturais catalanas, a Cia Express’arte optou para seu primeiro espetáculo sobre o caso “Antero”, isto é, consistência de uma história que remonta a década de 1930, cujo desfecho se dá em 1936, e que envolve vários setores da população catalana de então, desde a elite político-militar até a realidade dos desfavorecidos da região, não pode ser negada como construtora de um passado significativo. E nos dias hoje tem sua história viva a partir da devoção popular ao Santo Antero.
Para essa montagem, que começou em setembro de 2012, a Cia está com a seguinte equipe técnica: Direção Executiva: Evandro Costa Neto. Direção Teatral: Ricardo Fiuza, um dos integrantes da peça “O Caso dos Irmão Naves” do GrupoEnCena da Cidade de Araguari. Direção de Arte: Pedro Henrique de Faria Marques Otto, da Cia Express’arte, que no ano de 2012 ganhou o prêmio Melhor Direção de Arte no Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA, como o filme “Caminho de Pedras”, protagonizado por Samara Felippo. Figurino: Wesley Jubé, fundador da Cia Express’arte, que trabalhou com o figurino do filme “Caminho de Pedras”. Trilha Sonora: Lino Calaça da Cia Oops de Goiânia, que recentemente ganhou o prêmio de Melhor Trilha Sonora do Festival Internacional de Teatro da Bahia além de outro prêmios que tem ganhado em toda a sua carreira de músico e ator. Texto: Bruno Oliveira e Evandro Costa Neto, com a revisão lingüística de Ulysses Rocha Filho (Professor do Departamento de Letras da UFG-CAC) e com a supervisão de conteúdo da pesquisadora da temática Jaciely Soares (Mestranda em História pela UFU). Produção: Bruna Pacheco e Juliete Valero.Cabelo e maquiagem: Erones Pirett e Mariana Machado.
O espetáculo será estreado em Catalão as 00h00 do dia 16 de agosto de 2013. Essa data é de fato proposital, pois foi o dia em que Antero foi linchando e morto em praça pública no ano de 1936. Posteriormente a apresentações seguem nos dias 17, 18, 19 com horários ainda a serem divulgados.