Em Catalão, educadores ambientais foram às ruas para alertar a população. Em Davinópolis, Campos Alegre de Goiás e Catalão crianças assistiram espetáculo sobre o tema.
Na última sexta-feira (22), foi celebrado o Dia Mundial da Água. Para comemorar a data, ações da Serra do Facão Energia S.A. (Sefac) destacaram a importância da preservação dos rios e do uso consciente deste recurso natural.
Em Catalão, a ação dos educadores ambientais foi realizada no Parque Calixto Abrão, em parceria com as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente do município. No estande, foram expostos espécimes aquáticos exóticos da fauna e flora da bacia do rio São Marcos. Também foram entregues folders e cartilhas com informações sobre o tema. Exemplares taxidermizados de tucunaré, um aquário com mexilhões-dourados e outro com aguapés despertaram a atenção dos visitantes.
O biólogo da Sefac, Daniel Simões, enfatizou que ação teve o intuito de tornar a população mais consciente sobre os cuidados com as espécies aquáticas exóticas. Ele explicou que “quando elas são introduzidas em outro ambiente fora de sua origem, provocam um desequilíbrio na vida aquática, comprometem a qualidade da água, afetam a população de espécies nativas e colocam em risco a geração de energia em empreendimentos hidrelétricos”.
Mais de duas mil crianças assistem espetáculo sobre a água
A Semana Mundial da Água na região foi lembrada também com ações educativas nas escolas. Mais de duas mil crianças, entre 5 a 10 anos, de escolas de Davinópolis, Campos Alegre de Goiás e Catalão, assistiram uma peça de teatro promovida pela Serra do Facão Energia S.A. e o Ministério da Cultura.
O espetáculo “Planeta Água em Cena 2” tratou de temas relacionados a importância da preservação dos mananciais e da água limpa para a sobrevivência do planeta. Além de ações para evitar o desperdício de água, separação e reciclagem de lixo e o uso correto da rede de esgotos.
Apresentação em evento promovido pela Fundação Cultural Maria da Dores Campos
A gerente socioambiental da Sefac, Mônica Aguiar acredita que “de uma maneira lúdica foi possível demonstrar para as crianças a importância da água para a natureza, para o ser humano. Saindo daqui elas levam para as suas casas, para as suas famílias, a importância da preservação e do uso adequado da água”, ressaltou.
Com o intuito de estimular a arte, a educação e a cultura, a Sefac investiu R$ 50 mil na realização dos espetáculos teatrais. Além da apresentação para as escolas, a comunidade catalana também conferiu o espetáculo gratuito na última terça-feira (19).
AscomSefac