Escrito por: Redação
Fotos: Reprodução
No próximo dia 22 de novembro será realizada em Catalão, a primeira caminhada PASSOS QUE SALVAM, em prol do Hospital do Câncer de Barretos.
O evento que está sendo organizado pelos irmãos Cristiano e Luciano Nunes, colocou a vendas de kits pelo valor de R$ 30 reais, contendo camiseta, cadarço, boné e garrafa de água, as quais estão disponíveis no Disk Bebidas na Avenida Raulina Fonseca Paschoal.
A caminhada saíra no dia 22 de novembro da Praça Getúlio Vargas no Centro de Catalão, às 8hrs da manhã, onde de lá seguirá pela Avenida Raulina Paschoal até a represa e dali irão para o parque Calixto Abrao, onde os participantes contarão com diversas atrações.
O intuito desta caminhada será divulgar a prevenção do câncer infanto-juvenil, com distribuição de material informativo.
Sinais e Sintomas do Câncer Infanto-juvenil
Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores:
*Desinformação dos pais
*Medo do diagnóstico
*Desinformação do médico
Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.
Os primeiros sintomas do câncer Infanto-juvenil
Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:
*Dores de cabeça e vômito pela manhã;
*Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não se resolvem;
*Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
*Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
*Aumento de tamanho de barriga;
*Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash;
Com diagnóstico precoce as taxas de cura podem chegar ade 80 a 90% dos casos de:
*Leucemias
*Linfoma não Hodgkin
*Neuroblastoma
*Tumor de Wilms
*Sarcomas de partes moles
*tumores ósseos
*Retinoblasma
*Doença de Hodegkin
Capacitação de Médicos
Cada vez mais cidades se interessam pela caminhada “Passos que Salvam”, que completa quatro anos de idade em 2015. E para que o projeto continue a ser um sucesso e ajude ainda mais pessoas a descobrirem os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, o Hospital de Câncer de Barretos dá mais um passo e promove uma capacitação de médicos.
Com o objetivo de orientar e capacitar os profissionais que cuidam da saúde de crianças e adolescentes, para que eles possam colaborar no diagnóstico precoce da doença, participam cerca de 150 pediatras de municípios que realizaram a caminhada.
De acordo com Dr. Luiz Fernando Lopes, metade das crianças que chega a Barretos para o tratamento da doença, já está em um estágio muito avançado, o que torna mais difícil oferecer taxas elevadas de cura.
A gente tem que mostrar para o pediatra como detectar a doença precocemente, pois se os pacientes continuarem chegando ao hospital tarde demais, não conseguimos melhorar
– Dr. Luiz Fernando Lopes
A Capacitação realizada em Barretos contou com palestras ministradas por profissionais do Hospital de Câncer Infanto-juvenil. Isso faz com que os participantes se tornem uma referência na cidade onde trabalham. Além disso, cria-se também um acesso direto com os médicos do Hospital, o que facilita o envio de exames e discussão de casos.
Os médicos puderam acompanhar temas como a epidemiologia do câncer infanto-juvenil; Indicações de exames de imagem no diagnóstico precoce; aspectos importantes da cirurgia pediátrica, abordagem teórica e apresentação de casos de: tumores ósseos, sarcomas partes moles, tumores abdominais, leucemias, linfoma hodgkin, linfoma não hodgkin e tumores cerebrais.
Para a coordenadora da caminhada, Naima Kathib, esse é um dos projetos mais importantes desenvolvido pelo Hospital, pois ajuda os profissionais a realizar um diagnóstico mais rápido e preciso da doença, facilitando o tratamento cada vez mais.
Blog do Badiinho parceiro da caminhada
A partir da próxima semana o Blog do Badiinho estará divulgando novamente este magnífico e importante evento, com sorteio de alguns quites para que mais pessoas dos vários segmentos de Catalão possam se sensibilizar e contribuir com a compra de quites para ajudar que está necessitando de amparo e ajuda. Então, fiquem conectados!