O Detran investiga possíveis fraudes cometidas por donos de autoescolas de Catalão. Algumas empresas estariam facilitando para candidatos obterem a CNH-Carteira Nacional de Habilitação.
No dia11 de abril, o gerente de fiscalização do Detran de Goiás, Major Márcio Vicente, esteve em Catalão em contato com proprietários de autoescolas. Participaram da reunião com o gerente de fiscalização, representantes de 21 autoescolas, e por aproximadamente 2h, foram discutidas formas de acabar com as irregularidades nos processos para tirar a CNH.
As denúncias surgiram no fim de 2011, quando o Detran apurou e descobriu que os Centros de formações de Condutores de Catalão facilitavam, de maneira irregular, que os condutores da cidade tirassem a CNH, não exigindo as 20h de aulas obrigatórias, determinação do Código Nacional de Trânsito (CNT). Também eram atendidos alunos de outros estados, o que não é permitido.
Os fiscais do Detran, na época, estiveram em endereços informados pelos candidatos e acabaram descobrindo que eles não moravam nos imóveis. Os verdadeiros moradores das residências visitadas ficaram surpresos com a visita dos fiscais em suas casas.
Durante a investigação 69 CNHs acabaram sendo canceladas e depois e um ano e meio, o Detran recebeu novas denúncias de continuidade nas irregularidades.
“Na penúltima banca que aconteceu em Catalão, deparamos com alguns processos de candidatos provenientes do estado de Minas Gerais, o que comprovava que infelizmente as pessoas insistem nessa prática”, assim disse o gerente de fiscalização do Detran-Go, ao jornal da TV Anhanguera 1ª Edição de Catalão.
Um proprietário de autoescola reclamou que os CFCs que trabalham corretamente estão sendo prejudicados e cobrou mais fiscalização.
Segundo Major Araújo, as investigações ainda não terminaram e algumas autoescolas poderão fechar suas portas. “Existe na auditoria do Detran, um procedimento administrativo que está sendo providenciado. Toda a documentação, para no final, verificar se a punição que será aplicada será o fechamento ou suspenção. Então, tudo isso já foi tomado e providências assim”, concluiu o gerente de fiscalização.
Para tentar acabar com essas fraudes, o Detran de Catalão pretende implantar a partir do próximo mês, o sistema de identificação feito por Biometria, o qual registra as digitais de todos os candidatos.