Escrito por: Ascom PRF Catalão
Foto: Divulgação/PRF
Na quarta-feira, dia 10, às 23h59 foi o término da Operação Carnaval realizado pela Polícia Rodoviária Federal de Catalão. A operação iniciou-se às 00h00 da última sexta-feira (05). Neste período foram registrados 06 acidentes e não houve vítima fatal. Comparado a 2015 houve uma redução nos números de acidentes, que ocorreram 10 ocorrências, também não registrado nenhuma morte.
Destaque para uma queda de moto, onde o condutor, proprietário da moto, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a moto além de estar sem placa, o licenciamento estava atrasado e o condutor se recusou a realizar o teste de etilômetro.
Foram realizados 329 testes de etilômetros sendo que apenas um condutor foi flagrado dirigindo embriagado, com resultado de 0,41 mg/l, onde o mesmo foi preso em flagrante e encaminhado a Polícia Civil para os procedimentos necessários.
Houve um aumento expressivo no número de autuações, sendo que em 2015 foram extraídas 252 notificações diversas e em 2016 foram extraídas 569 notificações, sendo a maioria por excesso de velocidade, infelizmente com a melhoria na condição da rodovia o aumento do excesso de velocidade é facilmente detectado.
Um diferencial este ano foram as palestras administradas aos passageiros de ônibus falando sobre a importância do uso do cinto de segurança e aos motoristas profissionais lembrando da importância de se respeitar a sinalização de trânsito, principalmente com relação as faixas contínuas e ao limite de velocidade. Foram feitas palestras para 510 pessoas no período de Carnaval, um trabalho preventivo onde a prioridade é a prevenção de acidentes.