Escrito por: Larissa Pacheco/Assessoria do Sindicato
Foto: Divulgação Sindicato Rural
Durante os dias 19 a 22 de maio o Parque de Exposições Waldivino Duarte foi palco para o 5º Encontro Nacional de Muladeiros. Esta foi a primeira vez que Catalão recebeu o evento que contempla a 12ª Etapa do Circuito Nacional de Marcha de Muares do Brasil que contou com 15 provas competitivas para a final que será em junho em Belo Horizonte. Foram distribuídos R$ 30 mil reais em premiações.
Nas baias cerca de 430 mulas e burros de mais de sete estados brasileiros estiveram competindo. Entre comitivas e público participante mais de 4.000 pessoas passaram pelo Parque de Exposições durante os quatro dias de festa. No dia 20, sexta-feira, uma cavalgada marcou o inicio do evento e percorreu as principais ruas da cidade chamando a atenção de quem passava. Ainda no mesmo dia iniciaram as competições que adentraram a noite. No dia 21, sábado, provas de alto nível definiram os campeões de cada modalidade que irão disputar a final. Já no domingo, 22, foi momento de despedir e de retirada de animais.
Josenildo Souza, presidente da Associação dos Muladeiros do Sudeste Goiano (AMUSG), entidade que organiza o evento, afirma: “ficamos muito satisfeitos com o saldo positivo do encontro. A transferência da cidade de Campo Alegre de Goiás para o Parque Waldivino Duarte só nos acrescentou. A cidade de Catalão é mais estruturada com rede hoteleira para receber competidores, possui aeroporto e a infraestrutura oferecida pelo Sindicato Rural foi de primeira qualidade. Foi um evento sem registro de nenhum problema e já estamos preparando o encontro de 2017, já que tivemos uma excelente parceria”.
Newton José da Silva, presidente do Sindicato Rural de Catalão, reafirmou os laços e se mostrou surpreendido com a grandeza do evento, “Estou muito feliz com esta parceria que só veio somar para o Sindicato, recebemos pessoas de toda parte do país para um evento importante. Reitero que no próximo ano estaremos com uma festa melhor e não mediremos esforços para inserir no calendário da cidade o Encontro de Muladeiros”.