O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) realizou na noite de segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Catalão, a Sessão Solene Metalúrgico de Aço. Com o intuito de celebrar o Dia do Metalúrgico, comemorado no dia 21 de abril, a solenidade homenageou os 50 trabalhadores metalúrgicos que mais se destacaram no último ano com a distinção honorífica Metalúrgico de Aço.
O evento é uma homenagem a todos da categoria, porém, a cada ano, 50 trabalhadores são eleitos de forma criteriosa para receber a comenda. Em primeiro lugar é avaliada a maneira como o trabalhador desempenha suas atividades e, em seguida, se ele participa ativamente da luta dos trabalhadores junto ao movimento sindical. Para o presidente do SIMECAT, Carlos Albino, é importante que o trabalhador tenha consciência da relação coletiva, pois lutar é sinônimo de crescimento para todos.
O pólo metal-mecânico de Catalão vem se desenvolvendo de forma grandiosa. São empresas se ampliando, outras se instalando e com isso, muitas demandas. São muitos produtos que chegam até o consumidor através das mãos dos metalúrgicos, seja uma máquina colheitadeira ou até mesmo um automóvel. “Temos que salientar a força desses trabalhadores, por isso criamos essa singela homenagem a essa classe que batalha tanto”, afirma Carlos Albino.
É válido lembrar que as mulheres também estão ocupando os mesmos espaços que os homens. A trabalhadora Simone Rosa é montadora na Mitsubishi e agora é uma Metalúrgica de Aço. “Estou aqui representando todas as mulheres. Somos guerreiras e trabalhamos de igual pra igual na fábrica. É uma honra receber esse reconhecimento.”, conclui.
Os homenageados receberam a comenda Metalúrgico de Aço e, em seguida, participaram de um coquetel com os seus familiares, autoridades e dirigentes sindicais. A Sessão Solene é uma realização do SIMECAT em parceria com a Câmara Municipal de Catalão.
O projeto
O projeto Metalúrgico de Aço teve início em 2011, através do decreto legislativo nº 01 de 08 de fevereiro de 2011 de autoria do ex-vereador e diretor do SIMECAT, Rodrigo Alves Carvelo, o Rodrigão. Neste ano, a Sessão Solene foi requerida pelo vereador João Antônio.
Segundo Rodrigão, essa foi uma forma do sindicato mostrar reconhecimento aos trabalhadores que se destacam na luta sindical e também dentro das suas empresas. “É o poder público e o movimento sindical consagrando esses trabalhadores”, lembra Rodrigão.
Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT