Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução
Em Catalão as duas principais agências de bancos públicos que são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, tem sido resistentes para abertura das contas eleitorais dos candidatos nas eleições municipais de 2016, uma exigência feita pela Justiça Eleitoral aos candidatos a cargos eletivos.
A Justiça Eleitoral determina que as contas bancárias para os candidatos a prefeitos e vereadores sejam abertas no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou em outra instituição financeira reconhecida pelo Banco Central do Brasil. A conta deve ser aberta em um prazo de 10 dias após a concessão do CNPJ do candidato e os bancos tem o prazo de 03 dias para abrir a conta após ser feito o pedido. O problema é que tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil estão dificultando a abertura de tais contas, o que prejudicará os candidatos, tanto para colocarem suas candidaturas nas ruas no curto prazo, quanto em penalizações da Justiça Eleitoral caso se expira o prazo determinado pela Justiça Eleitoral.
“Os bancos tem negado até em pegar as documentações dos candidatos, tem dado preferencia para aqueles que já são clientes, sendo que os bancos públicos são obrigados a fornecerem as conta aos candidatos, no caso Banco Brasil é pior, fui muito maltratado por uma funcionária aqui que até negou em pegar a documentação dos candidatos do nosso partido, é um cúmulo do absurdo e uma falta de respeito.” Desabafou um presidente de partido a nossa redação.
Alguns representantes de partidos e candidatos esperam atuação do Juiz Eleitoral da 8ª Zona, Dr. Marcus Vinícius Ayres Barreto, para que as agências bancárias abram as contas dos candidatos, sem que os mesmo passem por constrangimentos.