Escrevo por: Redação/Pidim – Jornal O Catalão
Foto: Reprodução
No país a iniciativa privada mostra muitas vezes sua superioridade sobre o poder público e, sobretudo agilidade na solução dos problemas. Mesmo nesse momento de crise no agronegócio, numa via contrária, mostra crescimento justamente por esse fato, mesmo tendo que enfrentar as limitações de uma melhor política para o setor. É um exemplo simplista.
Um fato, em outra área (Saúde), chamou a atenção na semana passada quando chegou a cidade a carreta de prevenção de Câncer da cidade de Barretos, que realizaram atendimentos e exames preventivos. A sua vinda a Catalão somente foi possível depois de dois anos que os empresários, Cristiano e Luciano, se envolveram em campanhas, com a colaboração de amigos engajados no projeto, para auxiliar esse Hospital. Já conseguiram em leilões, festas, cerca de R$ 200 mil, repassados ao Hospital.
Catalão tinha em média somente cerca de 30 pessoas que eram atendidas por ano no Hospital do Câncer de Barretos. Não havia parceria da cidade com o Hospital. Como o Hospital tem uma despesa média de R$ 30 milhões por mês e o governo federal arca apenas com a metade desses custos, o restante é conseguido através de doações de artistas famosos que realizam shows beneficentes e também de organizações, como essa de Catalão e outras espalhadas pelo país.
Depois de dois anos participando com essa contribuição, além da vinda do ônibus da prevenção do câncer, agora mais de 100 pessoas de Catalão são atendidas por ano no Hospital do Câncer de Barretos, pela contrapartida das doações efetivadas.
Fica o reconhecimento do povo catalano ao Cristiano e Luciano, assim como também aos anônimos que se juntaram a esse projeto de salvar vidas.