A empresa de Rodrigo Braghetto presta serviços ao departamento amador do Corinthians
Foto: Reprodução
Depois de denúncias sobre a relação da empresa de esportes do árbitro Rodrigo Braghetto com o Corinthians, o árbitro foi dispensado da partida da final do Campeonato Paulista entre Santos e Corinthians, que acontece neste domingo, às 16 horas, na Vila Belmiro. Um novo sorteio da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol acontecerá às 16 horas na sede da entidade para definir o novo árbitro da decisão. Tanto Corinthians, como Santos ainda não opinaram sobre o ocorrido.
A decisão da Federação Paulista de Futebol de dispensar o árbitro da partida é “a fim de evitar qualquer tipo de polêmica que pudesse prejudicar a competição”. Foi provado, por meio de documentos, que Rodrigo Braguetto, através de sua empresa Apto Esportes, presta serviços ao departamento amador do Corinthians e, portanto, é remunerado e possui amizades com dirigentes do clube.
Rodrigo Braghetto havia sido escolhido o árbitro da segunda partida da final do Campeonato Paulista após sorteio realizado pela Comissão de Arbitragem da FPF na quarta-feira. Além de Braghetto, Guilherme Ceretta de Lima, Marcelo Aparecido Ribeiro e Raphael Claus participaram do sorteio.
No Brasil, todo árbitro de futebol é obrigado a ter outra profissão, já que a carreira de árbitro não é reconhecida como profissão no país. Com isso, todos os árbitros acabam recorrendo a outras carreiras e, no caso de Braghetto, que é formado em Administração de Empresas, a profissão escolhida foi de empresário no ramo de esportes.
A medida adotada pela Federação Paulista de Futebol de afastar o árbitro da partida serve para abafar a polêmica sobre a escolha de Braghetto na quarta-feira. A Federação é ciente de todas as profissões exercidas pelos árbitros da instituição e sabia da carreira extra-campo de Rodrigo Braguetto.
Confira a nota divulgada no site da Federação Paulista de Futebol:
A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol informa que haverá um novo sorteio, às 16 horas na sede da entidade, para definir o árbitro da partida entre Santos e Corinthians, pela final do Paulistão Chevrolet 2013.
O árbitro Rodrigo Braghetto solicitou à Comissão de Arbitragem que fosse dispensado da partida, a fim de evitar qualquer tipo de polêmica que pudesse prejudicar a competição, já que a sua empresa, Apto Esportes, presta serviços ao departamento amador do Sport Club Corinthians Paulista.