Objetivo foi discutir com a comunidade projetos e prioridades para o futuro do município
Grupo de trabalho formado durante a conferência para discutir planejamento
A Prefeitura de Catalão realizou nesta terça-feira, 28, no auditório da ACIC-CDL, a 1ª Conferência da Cidade. A reunião é uma proposta do Ministério das Cidades e organizada pela Assessoria Especial de Assuntos do Município. O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público, UFG, Cesuc, clubes de serviço, conselho das associações de moradores, entre outros.
Os principais objetivos da conferência foram discutir as demandas da cidade e traçar diretrizes para solucioná-las. O evento contou com palestra do urbanista e arquiteto, Luiz Fernando Cruvinel (Chibiu), responsável pelo projeto de construção de Palmas/TO e pela elaboração do plano Diretor de Catalão, há 10 anos.
Fernando Safatle, assessor de Assuntos Especiais do Município, afirmou que o evento é um marco na história da cidade que, pela primeira vez, discute políticas públicas com a sociedade. “Enquanto algumas cidades já realizaram a 5ª edição desta conferência, Catalão realiza sua primeira Conferência da Cidade. Esse evento aconteceu por determinação do prefeito Jardel Sebba, que reconhece que para a prefeitura definir políticas públicas capazes de garantir o desenvolvimento do município, precisa ouvir toda a sociedade”, explicou.
Para o urbanista Luiz Fernando Cruvinel, as discussões vão subsidiar a atualização do plano diretor, necessário, segundo ele, para busca de uma cidade sustentável – peça chave para a implantação de políticas públicas. “Todo plano diretor precisa passar por reformulações. Ele é uma visão de futuro. A questão da sustentabilidade ainda é muito pouco entendida e precisa ser avançada”, defendeu Cruvinel.
Divididos em grupos, os participantes debateram as principais demandas do município na área de saneamento básico, mobilidade urbana, planejamento, moradia e gestão pública, e apresentaram sugestões para o desenvolvimento da cidade com devido planejamento sustentável. “É de extrema importância a população estar inserida numa discussão como esta, porque vamos construir uma cidade que os moradores desejam”, defendeu a funcionária pública, Rízia Vicente da Silva.
Durante a conferência foram eleitos os delegados que vão participar da Conferência Estadual das Cidades, em setembro, e também os integrantes do Conselho Municipal da Cidade, formado por representantes da administração municipal, classe empresarial, movimentos populares e organização não governamentais.
Jardel – Temos de pensar Catalão para daqui 10, 20 anos
“É a primeira vez que nos reunimos para discutir uma cidade planejada. Temos que pensar Catalão daqui há 10 ou 20 anos, e atualizar o plano diretor. Discutir as propostas com a sociedade é de suma importância para o desenvolvimento e reordenamento da expansão urbana de Catalão”, destacou o prefeito Jardel Sebba.
SecomCatalão