Escrito por: Redação/Jornal O Popular
Fotos: Reprodução
O Calendário do Imposto Sobre Propriedades de Veículos (IPVA) voltará a ser diluído entre os meses do ano, como tradicionalmente ocorria no Estado. O novo secretário da Fazenda, José Fernando Naverrete, confirmou a informação ontem ao jornal O Popular, afirmando que a única diferença é que o pagamento será entre janeiro e novembro e não mais até dezembro.
Em setembro, havia sido publicada no Diário Oficial instrução normativa (1.293) que fixava as datas de 2017 no mesmo modelo adotado no ano anterior, com o início em janeiro para placas com final 1, e fim em julho, para aquelas que terminam em 0. Com a alteração, que está prevista para ser publicada na próxima semana no DOE, a sequência é também do final 1 a 0. No entanto, agora o início do parcelamento é em 30 de janeiro para os primeiros e no dia 29 de setembro para os últimos veículos.
A data limite para quitar ou para quem optar por pagar à vista vai de 27 de fevereiro a 30 de novembro, conforme a placa. Já a fiscalização tem início em abril. Mesmo ainda sem a publicação oficial, o sistema já foi atualizado no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a população pode ter acesso ao boleto dos veículos, que segue o calendário divulgado pela Fazenda a partir de hoje. As últimas atualizações na planilha ocorreram ontem, segundo informou a Sefaz.
Antecipadamente, alguns motoristas que realizaram acesso ao site conseguiam ontem mesmo visualizar novas datas. De toda forma, a possibilidade do IPVA ser pago em três parcelas ou parcela única, bem como os valores e condições de desconto – 50% para veículos populares (carros mil e motocicletas 125 cilindradas) sem infrações de trânsito no ano anterior e 5% ao motorista inscrito no programa Nota Fiscal Goiana – foram mantidos. Além disso, os veículos novos não pagam imposto no ano da compra.
Para o governo estadual, o retorno do calendário ao que tradicionalmente era feito ocorreu após alívio gerado com ajuste fiscal, realizado entre 2014 e 2016.
Vejam a tabela do IPVA de Goiás de 2017