A cidade, que planeja instalar uma primeira UPA 24 Horas, foi buscar apoio do governo estadual
Em reunião com o secretário de Saúde de Catalão, Adenilson Lima, o secretário de Estado da Saúde, Antonio Faleiros, assegurou apoio da SES para a ampliação da cobertura da atenção primária no município. Atualmente o índice é de 40% e a meta é chegar a 100%. Uma das possibilidades tratadas durante o encontro é a construção de um centro de especialidades médicas, para atender Catalão e região. Enquanto isso todas as atenções serão dirigidas à ampliação do Programa Saúde da Família (PSF) e a SES, inclusive, disponibilizou modelos de construção para a prefeitura. “O prefeito Jardel Sebba me pediu para que buscasse auxílio do governo estadual e o secretário Faleiros nos atendeu prontamente”, declarou Adenilson Lima.
A ampliação de atenção primária é uma das exigências do Ministério da Saúde (MS) para a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é outra prioridade do município. Catalão precisa do apoio da SES para conseguir o benefício junto ao Governo Federal e Faleiros assegurou ao secretário Adenilson Lima que o Estado está pronto para dar a contrapartida necessária, com manutenção e pessoal.
UPA
As Unidades de Pronto Atendimento 24h oferecem atendimento pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos, pois a prestação do serviço está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. A sede do SAMU na região está na cidade de Morrinhos e daí a importância de uma UPA em Catalão, para prestar um atendimento mais ágil à população.
UTIs
O secretário Adenilson Lima também solicitou a ampliação do número de leitos de UTI em Catalão. Hoje a cidade oferece 12 leitos, sendo 8 (oito) no Hospital São Nicolau e 4 (quatro) no Hospital Nasser Fayad. A intenção é chegar a 16 (dezesseis), pois Catalão é cidade-referência para 18 municípios da região da estrada de ferro.
“Temos acompanhado os esforços da SES para ampliar os leitos de UTI em todo o Estado e estamos confiantes que, em breve, Catalão terá essa reivindicação atendida”, disse o secretário Adenilson Lima, que avaliou a reunião como “extremamente positiva”.