spot_img
InícioDestaqueRealizada em Três Ranchos, primeira reunião para criação de...

Realizada em Três Ranchos, primeira reunião para criação de um Consórcio Público Intermunicipal

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Secom de Três Ranchos 

“Prefeito Hugo Deleon (PSDB), recebeu representantes de sete municípios para a reunião de criação do Consorcio Público intermunicipal de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental”

Aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Três Ranchos, na última quarta-feira (10), uma reunião com os secretários e agentes ambientais de sete municípios; Ipameri, Goiandira, Corumbaíba, Ouvidor, Urutaí, Catalão, além de Três Ranchos, cidade que recebeu os secretários. A reunião foi realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, infraestrutura, cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), que contou com a presença da Gerente de Descentralização do órgão, Marli Ferrari.

O Objetivo do encontro foi a discussão da implantação de um Consórcio Público Intermunicipal de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental.

Também estiveram presentes no encontro, o Prefeito Hugo Deleon, a secretária de Turismo e Meio Ambiente de Três Ranchos Clicia Lilian, juntamente com toda a sua equipe.

Segundo a Resolução CONAMA n. 237/1997 o Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. As principais diretrizes para a execução do licenciamento ambiental estão expressas na Lei 6.938/81 e nas Resoluções CONAMA nº 001/86 e nº 237/97. Além dessas, recentemente foi publicado a Lei Complementar nº 140/2011, que discorre sobre a competência municipal, estadual e federal para o licenciamento, tendo como fundamento a localização do empreendimento.

É pensado em descentralizar do órgão ambiental estadual que os municípios se unem em favor da implantação de um “Consórcio Público Intermunicipal de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental”.

O evento foi reservado aos prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente, autoridades e convidadas ligadas ao setor ambiental.

“Exceto Catalão e Ipameri, que já possuem secretarias que licenciam, todos os municípios manifestaram interesse na criação do Consórcio”, disse ao Blog do Badiinho, o prefeito de Três Ranchos, Hugo Delon (PSDB).

Idealizador do projeto, prefeito Hugo Deleon também informou que a próxima reunião deverá acontecer nos próximos dias, na cidade de Urutaí.

“Prefeito Hugo Deleon, durante suas explanações aos convidados”
Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -