O tenente Coronel Lemos está há 16 anos na cidade de Catalão e a 14 anos no comando do 10º Batalhão de Bombeiro Militar (BPM). Em entrevista, o agente fala da mudança da estrutura do Corpo de Bombeiros para a antiga Escola Estadual Rita Paranhos Bretas, que fica na Rua Araguaia, esquina com a Avenida Raulina Fonseca Paschoal, no Centro de Catalão.
Tenente Coronel Lemos comandante do 10º BBM
O que a mudança do batalhão traz de melhoria?
A mudança traz a oportunidade de oferecermos um serviço com maior qualidade, eficiência e efetividade. Estamos fazendo todos os cálculos e tudo leva a crer que reduziremos o tempo de atendimento a ocorrências em mais de três minutos, e sabemos que esse tempo pode custar uma vida. No novo local, poderemos atender todos os pontos de Catalão de maneira mais uniforme. Temos total confiança em falar que a população será muito mais bem assistida do que é hoje.
O senhor acredita que a centralização do Batalhão refletirá em um atendimento mais rápido e eficaz a população que necessita de atendimento de emergência?
Com o Batalhão no Centro, temos condições de atingir inclusive os bairros mais afastados na mesma proporção de tempo. Hoje, temos recebemos muitos comerciantes, industriários, engenheiros e arquitetos em nossa unidade para solicitar serviços como o cadastramento de comércio, analises e aprovações de projetos e certificados. Com a unidade no Centro, proporcionaremos maior comodidade para essas pessoas .
Qual a previsão para entrega da nova unidade e como está o andamento das obras para inauguração?
Estamos nos esforçando ao máximo para inaugurar a nossa nova unidade no dia 20 de agosto, no aniversário de Catalão. Com toda a certeza, iremos dar à população o atendimento sério, eficiente e seguro que ela merece. O bombeiro só atende em momentos de calamidade e de desgraça, mas eu tenho certeza que o nosso serviço vai ser entregue com a melhor qualidade e rapidez possível.
Área designada pelo município para as novas instalações da unidade do Corpo de Bombeiros
Sabemos que lá já existe uma estrutura edificada. A prefeitura doou a área e vai ajudar na ampliação? Como a obra será custeada?
O prefeito Jardel Sebba ainda não doou a área. Ele já designou a área para o Corpo de Bombeiros e já encaminhou o processo para a sua assessoria jurídica, para que se possa criar um projeto de lei de doação do terreno. O projeto carece inda de aprovação do legislativo municipal. Já estamos dialogando com os parlamentares sobre a necessidade dessa aprovação. Creio que essa aprovação será unanime porque tenho certeza que os vereadores pensam primeiramente no bem estar da população de Catalão. Hoje, estamos em processo de licitação e tudo já está bem encaminhado para findar os trâmites do contrato e iniciar as obras. No último dia 19, me reuni com o engenheiro Marcelo, que esteve em Catalão para acertar todos os detalhes do início das obras. Podemos considerar que trata-se de uma bastante em conta, custando um total de R$ 230 mil. Ou seja, é uma obra barata para os cofres públicos. Esse dinheiro veio em muito boa hora, com o apoio irrestrito do prefeito Jardel Sebba. Desde o inicio de seu mandato, Jardel e o vice-prefeito Rodrigão se colocaram à inteira disposição do em ajudar o BBM. Rodrigão tem disponibilizado as máquinas da Secretaria de Infraestrutura, realizado limpeza e demolição das partes que não serão utilizadas na nova unidade. Enfim, estamos recebendo total respaldo da prefeitura. Todo esse apoio foi fundamental e isso é importante para que a parceria possa ser tocada adiante. Agora, esperamos iniciar as obras a partir do final desta semana até o início do mês de julho. Espero que seja uma obra rápida e que os operários possam trabalhar diuturnamente para que possamos concretizar este propósito de entregar a nova unidade no aniversário de Catalão. O prefeito já demonstrou um grande desejo de que déssemos esse presente aos catalanos no dia 20 de agosto.
Lemos 16 anos em Catalão e 14 anos de bons serviços prestados aos catalanos
O senhor está em Catalão há 16 anos e 14 destes anos são dedicados ao comando do 10º Batalhão de Bombeiro Militar. Que mensagem do tenente coronel Lemos quer deixar para a sociedade de Catalão?
Eu vim a Catalão após reuniões e muitas discussões a respeito da instalação da nova unidade do corpo de bombeiros na cidade. Quando a dona Maria Ângela Borges Mesquita foi então empossada prefeita de Catalão, ela nos procurou e solicitou a inauguração do corpo de bombeiros na cidade. Ela designou a área do antigo aeroporto, onde estamos ainda hoje, onde vinte bombeiros começaram a trabalhar. Após reformas e adaptações, a unidade foi inaugurada no dia 6 de abril de 1999, quase dois anos depois da minha chegada a Catalão. Desde que me instalei, a minha briga para tirar os bombeiros da periferia foi incessante. As instalações são cômodas e os bombeiros já se sentem muito confortáveis aqui, mas e a nossa responsabilidade para com a sociedade? Eu não consigo trabalhar nessa localidade sabendo que podemos melhorar. Nós somos bons e queremos ser ótimos e, para que isso aconteça, precisamos ter o apoio que o prefeito Jardel ofereceu quando assumiu a prefeitura . Agradeço ao Badiinho e ao prefeito Jardel. Muito Obrigado. Estamos realizando um sonho e um propósito do corpo de bombeiros e da população de Catalão.
Texto e Fotos: Badiinho Filho