Impressão do boleto para pagamento agora é feita na hora da leitura do hidrômetro
Agente de leitura Everton Torquato.
A Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) de Catalão começou a realizar a leitura informatizada do consumo de água. A SAE adquiriu 14 leitores digitais e 14 impressoras portáteis para o serviço que atende todos os bairros da cidade. O serviço diminui os riscos de erros de cobrança e agiliza a entrega da fatura, que só chegava ao imóvel semanas depois da leitura.
Com a informatização, o servidor imprime assim que faz a leitura do hidrômetro e já deixa o boleto na residência do consumidor. Antes, o mesmo serviço era feito em até três visitas: “A gente fazia a leitura preenchendo uma planilha que era levada para a SAE. Depois, havia a revisão da conta e, se houvesse algum erro ou problema, tínhamos que voltar na residência. A fatura só era entregue numa terceira visita”, explicou o servidor da SAE, Everton Torquato de Araújo.
Joaquina Silva recebe boleto de Everton Torquato
Medição do consumo, revisão, entrega da fatura e até mesmo avisos de cobrança de contas em atraso são entregues agora no ato da leitura. Simone Joaquina da Silva, moradora do Bairro Ipanema, aprovou a informatização da leitura. “Muitas vezes, a gente estava com o dinheiro guardado para pagar a conta, que demorava demais para chegar ou chegava já perto do vencimento”, relatou.
César José Ferreira (Foto arquivo Blog do Badiinho)
O superintendente da SAE, César Ferreira, afirmou que, antes, a demora entre o serviço de leitura do hidrômetro e a chegada da fatura nas residências era de 45 dias no mínimo. “Agora, o cliente recebe a conta mais cedo e tem condições de se programar melhor para efetuar o pagamento”, explicou Ferreira.
Texto e fotos: SecomCatalão