Em palestra para secretários da prefeitura de Catalão, o economista Marcus Torquato afirmou que muitos recursos são simplesmente desconsiderados pela maioria dos municípios por falta de informação.
A convite do prefeito Jardel Sebba (PSDB), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe organizou nesta sexta-feira, (25/01) na cidade um workshop destinado aos auxiliares do primeiro e segundo escalões da administração municipal. Em uma das palestras, o ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcus Torquato, falou da importância em conhecer os recursos disponíveis em todas as esferas de governo e junto aos bancos oficiais brasileiros e do exterior. “Sobra dinheiro nos ministérios, nos bancos. O BNDES, por exemplo, está cheio de dinheiro que fica empossado porque ninguém vai buscar”, explicou.
Após explanar sobre as várias modalidades de prospecção de recursos, Torquatro explicou que está entre os papeis da Fipe o de orientar a administração pública na formatação de projetos. “O custo é zero. Vocês nos dão a ideia e nós ajudamos a viabilizá-los.”
Os secretários tiveram oportunidade de fazer perguntas específicas sobre suas pastas. Secretário de Esportes e Lazer, Luciano Rodrigues questionou sobre verbas específicas disponíveis no Ministério dos Esportes para as cidades que tenham interesse de formar atletas para as Olimpíadas de 2016. O secretário ouviu do consultor da FIPE que a entidade vai ajuda-lo no projeto, que pode inclusive fomentar a prática de iniciação esportiva, como forma de descobrir novos talentos.
Organizador do evento, o Assessor Especial para Assuntos do Município Fernando Safatle afirmou que o workshop serviu para colocar a Prefeitura de Catalão em sintonia com as cidades brasileiras de porte médio. “O evento foi altamente positivo, na medida em que saímos do workshop estimulados a alavancar Catalão ao ponto de brigarmos em pé de igualdade com outros municípios do mesmo porte. Na área econômica e também social.”
SECOMCATALÃO