Os 22 ternos de congos de Catalão irão descer todos em silêncio para o Largo do Rosário a partir das 02 horas da manhã, na madrugada de hoje, quinta-feira (28) para sexta-feira (29).
Segundo o presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno, assim que os primeiros ternos chegarem e adentrarem ao salão do Centro Folclórico, será feito o pronunciamento de abertura da festa, e os generais das congadas vão trilar o apito três vezes, anunciando que a 141ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário começou. A bênção a todos envolvidos na organização, dançadores e aos fiéis que participam, será concedida pelo Padre Emerson, pároco da Paroquia São Francisco de Assis.
Após ser aberta oficialmente a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário de Catalão, um café da manhã será servido aos dançadores dos 22 ternos de congo, e estarão liberados a fazerem as suas apresentações nas imediações do Largo do Rosário, percorrendo algumas ruas das proximidades. A alvorada será finalizada às 06h da manhã após ser rezado o primeiro terço da festa.
Homenagem
Durante a Alvorada de hoje, a rainha da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, Eloene Rita, que faleceu aos 70 anos de idade no dia 08 de março deste ano, vítima de complicações de uma pneumonia, será homenageada pelas congadas, que respeitarão um minuto de silêncio, e um banner com sua imagem será afixado na festa.
Parte festiva
A Festa do Rosário também conta com a parte festiva, e em frente ao Largo do Rosário, o que era antes chamado de Ranchão, agora passou a ser praça de alimentação, aberta ao público que contarão com shows artísticos com Garotos 100%, Grupo Simpatia, Leandro Maia e outros. “Antes o ranchão vinha a ter movimentação somente a partir das quintas-feiras, ou seja, o festeiro ficava praticamente sozinho com uma despesa alta, como garçons, cozinheiras, seguranças, e as prendas dos leilões voltavam, gerando prejuízos e desperdícios, por isso optamos em realizar essa mudança para dar mais conforto e qualidade aos que visitarem a festa”, disse Leonardo Bueno, presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
Dentro da parte festiva, também acontecem as ceias beneficentes, a quais são realizadas pelas Lojas Maçônicas, Rotary Club e Lions Club.
Parte comercial
Além da parte religiosa e festiva, a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário conta também com a parte comercial, onde centenas de barracas são instaladas nas imediações para a comercialização de todos os tipos de produtos, que vão desde alimentação a vestuário e diversos seguimentos. Segundo o Secretário de Regulação do município, este ano serão disponibilizadas até 800 barracas, todas padronizadas em tendas 3X3 ou 4X4, seguindo projeto elaborado entre Irmandade, ACIC/CDL, Sebrae, prefeitura e órgãos de segurança.
O Blog do Badiinho entrou em contato com o advogado Luiz Carlos Dahas, ainda não tinha em suas mãos o número de barraqueiros que estarão participando da centenária Festa do Rosário em 2017.
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução