A Prefeitura Municipal de Catalão, através da Secretaria de Saúde lançou na segunda-feira (20), a UTI Neonatal e Pediátrica, através de uma Parceria Público Privada (PPP). Além do prefeito, Adib Elias (PMDB) a cerimônia contou com a presença do diretor-presidente do Hospital São Nicolau, Willian Safatle, secretários municipais, vereadores, imprensa e convidados.
A UTI é voltada para o atendimento de recém-nascidos com complicações de saúde e está sendo construída no Hospital São Nicolau, numa parceria público-privada. O espaço terá cinco leitos, sendo que dois deles serão de uso exclusivo da prefeitura, para pacientes catalanos do SUS.
“É uma obra solicitada há mais de quinze anos. É uma tranquilidade ter uma UTI de altíssimo nível, em que as mães vão poder ficar ao lado dos filhos. É um compromisso que assumimos e isso nos deixa extremamente satisfeitos e alegres”, disse o prefeito Adib Elias.
O custo mensal para uso e manutenção da UTI Neonatal será de cerca de 50 mil reais por mês. Segundo o secretário de Saúde a parceria com o hospital é o caminho mais viável para oferecer o amparo que a população necessita, pois é muito difícil ter uma UTI Neonatal sem uma estrutura hospitalar. “Estamos muito felizes com esse lançamento. Fizemos um levantamento de casos tanto públicos como particulares que precisaram de UTI Neonatal e em Catalão tivermos, em média, apenas 15 casos nos últimos cinco anos, por isso dois leitos são mais que suficientes. E para ajudar ainda mais compramos a mais moderna UTI Neonatal Móvel”, disse o secretário Fernando Netto.
A previsão é que a obra seja entregue em janeiro.
Escrito por: Redação/Com informações da Secom da Prefeitura de Catalão
Fotos: Divulgação da Prefeitura