O Hospital Nasr Faiad, ampliando a oferta de procedimentos realizados, inovou mais uma vez. Desta vez, o médico urologista Caio Flávio, iniciou no hospital o procedimento de Ureterorrenoscopia flexível com Litotripsia a laser, para os casos de cálculos renais e de ureter proximal que não se resolvem com os outros procedimentos.
Esta cirurgia tem como objetivo a fragmentação e retirada de cálculos do rim por método endoscópico, ou seja, fazendo o caminho contrário da urina, a partir do orifício da uretra. Sem necessidade de incisões ou cortes.
O procedimento consiste em passar uma microcâmera, chamada ureteroscópio flexível, pela uretra atingindo a bexiga e seguindo em direção ao rim pelo ureter, até a identificação dos cálculos. Uma vez localizadas, as pedras são fragmentadas por Laser e os fragmentos são retirados com uma cesta especial.
“Em 2008, iniciamos tratamento de cálculo urinário no Hospital Nasr Faiad com Ureteroscopia semirrígida e Litotripsia padrão, balística, que resolve a maioria dos casos, principalmente na urgência. Em 2014, iniciou-se a Litotripsia Externa/LECO, procedimento que ainda tem suas indicações e continua consolidado. Agora, a Ureterorrenoscopia flexível com Litotripsia a laser. Com a realização desses três procedimentos temos as condições técnicas para tratar mais de 90 % dos casos de cálculo renal”, esclarece o médico urologista, Caio Flávio.
Escrito por: Redação/Brenda Marra – HNF
Fotos: Divulgação HNF