No final da tarde de ontem, terça-feira, 23 de janeiro, fotos da chegada do novo transformador a ser montado na subestação da Celg de Catalão começaram a circular em grupos de Whatsapp e por diversas outras redes sociais. Pouco foi o prazo para as comemorações dos internautas, pois a energia elétrica voltou a oscilar a noite, os chamados picos que foram registrados quatro, cinco vezes, em vários setores da cidade, o que irritou muita gente.
Na manhã de hoje, quarta-feira, 24, a produção do Blog do Badiinho mais uma vez entrou em contato com a assessoria da Celg D em Goiânia Goiás, quem em nota enviada a este blog, confirmou que a instalação de um novo transformador foi iniciada nesta quarta-feira, 24, e que serão necessários aproximadamente 20 dias para a conclusão. O novo equipamento tem potência de 33 MVA, suficiente para atender a demanda de Catalão e das cidades da região que dependem da subestação de Catalão para terem energia. A nota diz ainda, que uma subestação móvel seguirá sendo utilizada no município para prestar suporte ao fornecimento de energia na região.
Por telefone, a assessoria de imprensa da Celg D também afirmou, que não serão necessários novos desligamentos para a instalação do novo transformador.
Nota oficial da Celg Distribuição S.A
A Celg Distribuição informa que iniciou nesta quarta-feira, 24/01, a instalação de um novo transformador na subestação que atende a cidade e a previsão é que as obras necessárias sejam concluídas em até 20 dias. A empresa esclarece ainda que o equipamento tem potência de 33 MVA, suficiente para atender a demanda da região.
A empresa esclarece que o fornecimento de energia está normalizado e reforça que tem realizado ações de manutenção em todo o sistema elétrico que atende Catalão e municípios vizinhos para garantir a confiabilidade da rede.
Em dezembro, uma falha em um dos equipamentos da subestação provocou um incêndio no local e alguns equipamentos foram danificados. A Celg ressalta que desde então está trabalhando na recuperação das instalações e que alguns equipamentos estão sendo substituídos. A distribuidora acrescenta ainda que uma subestação móvel seguirá sendo utilizada no município para prestar suporte ao fornecimento de energia na região.
Escroto por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução/Redes Sociais