Devido a grave crise econômica e política que atravessa o Brasil, a Contatus Comunicações Pesquisas e Marketing decidiu realizar um estudo no que se refere a esta crise em Catalão, pois todos são conhecedores que Catalão perdeu muito com essa recessão, portanto, o índice de desemprego em nossa cidade é considerado muito alto, e de acordo com dados do estudo realizado, Catalão tem hoje, 39.35% de pessoas formalmente desempregadas, isto é, sem carteira assinada.
Na lista dos 39.35% desempregados em catalão, os jovens de 18 aos 30 anos são os mais afetados, eles lideram a listagem com 20.85% dos desempregados sem carteira assinada. Em segundo lugar com 9.93% ficam os da faixa etária de 31 aos 44 anos de idade, mas por incrível que pareça, os mais velhos acima dos 45 anos de idade são os menos desempregados na cidade de Catalão, essa faixa etária somaram-se apenas 8.57%.
Quanto aos jovens, é não assustam eles encabeçarem a lista dos desempregados, pois a grande maioria deles estão nas salas de aulas estudando, e na maioria das vezes, encontram dificuldades em conseguir o primeiro emprego. O principal motivo, é de conciliar estudo e trabalho, levando-se em conta, que conseguir o primeiro emprego esbarra-se na falta de qualificação profissional, experiências e referências.
Quando o assunto do mercado de trabalho é por sexo, esta demanda em Catalão também não foge a esse preceito, portanto, as mulheres ocupam a primeira colocação dos 39.35% dos desempregados em Catalão. Elas atingiram 21.25% contra 18.10% dos homens, isto é, quando se refere a carteira assinada.
O estudo foi realizado na cidade de Catalão pela Contatus Comunicações, Pesquisas e Marketing, e foram entrevistados 948 moradores da cidade de catalão nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2018, entre os interrogados na pesquisa foram pessoas de 18 a 55 anos de idade.
Uma importante observação a ser feita, é que esses dados não quer dizer que os 39.35% não estejam trabalhando, pois frisamos que o estudo foi feito somente com quem está ou estava desempregado, ou seja, sem carteira assinada. Muitos dos entrevistados podem estar trabalhando por conta própria.
Escrito por: Redação – Dados da Contatus Comunicações, Pesquisas e Marketing
Foto: Welder Borges – Inforgames Drone