A noite de autógrafos aconteceu na noite da última sexta-feira, 04 de maio, no De Ville Hotel, marcado pela presença de personalidades e lideranças de Catalão.
Haley Margon Vaz, um semeador do futuro, escrito por Luis Estevam. Um político que já ocupou os mais variados e altos cargos na esfera municipal, estadual e federal. Foi vereador, prefeito em 1982, foi o último deputado Federal que Catalão conseguiu eleger. Foi secretário geral do Ministério da Agricultura.
Ainda contando um pouco da história do homem de visão: foi pelas suas mãos que Catalão recebeu o Sistema S, o Cesuc para a implantação da UFG (hoje UFCAT), que também se desdobrou para chegar onde a antiga Escola Parque se transformou no que é hoje: uma universidade que exporta talentos, capaz de manter uma aspiração ascendente na educação (e não decrescente, como tanto vimos). Foi com Haley Margon Vaz que a escola agrícola teve seus momentos áureos. Foi com Haley Margon Vaz que vieram para Catalão, a Mitsubishi e John Deere…., se fosse falar do que ele já fez por Catalão, daria um livro, mas brinco que em cada canto da cidade, tem um dedinho de Haley Margon Vaz.
Vou contar aos poucos em capítulos…
O primeiro, uma geral do que foi a festa, por meio de fotos e o prestígio desse homem que ao longo de seus 88 anos, ainda sonha em transformar a vida de crianças com habilidades em matemática e robótica em expressões da cidade, dando exemplo, participando de Olimpíadas de Robótica. Com a iniciativa, ele oferece oportunidade… E assim.surgiu o instituto João Margon Vaz, seu irmao, que foi professor, preso político e que tanto fez pela cidade.. O instituto surge para mais que investir nas potencialidades das crianças, é levar cidadania a criancas que têm 10, 12 anos (6.ano). E foi para o Instituto João Margon Vaz, toda a renda com a venda do.livro. A Fundação nasceu há pouco tempo. Em novembro e já atende 40 crianças.
O objetivo do instituto é captar crianças da rede pública de ensino, com habilidades em matemática e robótica para proporcionar todo apoio educacional e social para seu desenvolvimento nas duas matérias, desde o ensino fundamental até a Universidade. Hoje são atendidas 40 crianças com aulas duas vezes por semana. E o atendimento vai além de reforço escolar, passa pelo fornecimento de transporte, uniforme, lanche (que ele faz questão de ir e oferecer a cada um e ainda conversar com as crianças, levando carinho a elas). Isso se chama cuidar e transformar cidadãos. O suporte educacional para os alunos vem de parceria com a UFG, que dispõe de professores nas duas áreas para o atendimento quase que individual.
“O livro trata praticamente de um século na história econômica, política e social de Catalão. Revisita iniciativas empresariais do imigrante europeu João Margon, no começo do século passado, e termina relatando as iniciativas atuais de Haley Margon em prol da comunidade catalana. Aborda as raízes da formação da família Margon em Catalão e as representações políticas do vereador, do prefeito e dos cargos posteriores que Haley Margon assumiu em nome da comunidade”, disse o escritor Luiz Estevam ao Blog do Badiinho.
Texto: Cristina Mesquita Página -A Gazeta 24 horas
Fotos: Pidim O Catalão e Cristina Mesquita