A Sefac incentiva a produção de peixes na região
Produtor Getúlio Cardoso Filho e a esposa Sinailda Lázara da Silva Cardoso
A fim de incentivar a produção de peixes, foi oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO), em parceria com a Serra do Facão Energia S.A. e o Sindicato Rural de Catalão, o curso de piscicultura para os produtores rurais do município de Catalão. O objetivo foi qualificar a mão de obra para o setor que está em plena expansão no Estado. O curso com duração de três dias, terminou no sábado, dia 24.
As aulas foram realizadas na propriedade de Getúlio Cardoso Filho, na Comunidade Pires, e contou com a presença de 15 produtores rurais.
15 produtores rurais participaram das aulas
“Sempre apostei na produção de gado, mas vejo a piscicultura como uma nova oportunidade para incrementar a renda. Já tenho três tanques escavados e estou começando a tratar os tanques para receber os alevinos”, disse Getúlio, que também comentou que pretende cultivar tilápia, por ser uma grande demanda do mercado.
Além da tilápia, o pintado e o pirarucu são espécies promissoras para a comercialização, tanto pelo rápido crescimento como pela qualidade da carne.
Durante o curso, os participantes aprenderam todas as etapas da atividade, da escolha do local para a criação do peixe ao abate e comercialização do animal.
O instrutor do Senar, Fabrício Romão Galdino, apontou alguns cuidados necessários ao trabalhar com a atividade: “Não se pode perder a atenção com a qualidade da água, com a ração e todo o meio no qual o peixe está inserido”. Também observou que “com um bom planejamento e adequado suporte técnico, a piscicultura é seguramente uma atividade rentável”.
Tanque escavado
O investimento inicial para a prática da piscicultura é cerca de R$ 10 mil. Além de planejamento e um adequado manejo, é preciso ter também competência para a comercialização.
AscomSefac