Em um ano em que os eleitores de todo o Brasil estão desacreditados e desestimulados em comparecerem as urnas no dia 7 de outubro para escolherem o novo Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Estadual e Federal, em Catalão, esse descrédito das pessoas nos políticos teve um efeito contrário, fazendo com que novos nomes surgissem em meio aos que já figuram no cenário político catalano a décadas.
Ao todo são nove pessoas que estão pretendendo disputar as eleições de 2018 representando Catalão e a região sudeste. Abaixo, segue a lista dos nove nomes que anunciaram suas pré-candidaturas:
1) Deusmar Barbosa da Rocha (DEM):
Vereador em exercício em seu sexto mandato, se elegeu em 1999 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que deixou no dia 6 de abril para filiar-se no Democratas (DEM). Deusmar é o atual presidente da Câmara Municipal de Catalão, cargo que exerce pela quinta vez.
2) Rodrigo Alves Carvelo – Rodrigão (SD):
Liderança sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat) desde a sua fundação no ano de 2004, o que lhe assegurou uma cadeira na Câmara Municipal no ano 2008. No ano de 2012 se elegeu vice-prefeito da cidade em chapa encabeçada pelo ex-prefeito Jardel Sebba (PSDB), após rompimento com o grupo tucano, se filiou ao Solidariedade e se elegeu novamente vereador dentro da coligação do atual prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior (MDB).
3) Gustavo Sebba (PSDB):
Médico, elegeu-se deputado estadual pela primeira vez no ano de 2014 em cima das bases eleitorais de seu pai, Jardel Sebba (PSDB), o qual exerceu o cargo de deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, presidindo a Assembleia Legislativa de Goiás por três mandatos. Gustavo Sebba quando eleito em 2014, seu pai, Jardel Sebba cumpria o primeiro mandato de Prefeito de Catalão.
4) Luiz Gustavo Sampaio (PSDC):
Filho de Mauro Sampaio e Maria da Glória Sampaio, Luiz Gustavo que é cartorário na cidade, começou sua campanha no Democratas (DEM), mas após a filiação de Deusmar Barbosa (DEM) que também é pré-candidato, deixou o DEM e se filou ao PSDC, e disputa pela primeira vez um cargo eletivo.
5) Emerson Camargo (PP):
O radialista, locutor de rodeio e leiloeiro que é natural de Ouvidor, disputou cadeira no legislativo de ouvidorense nas eleições municipais de 2000 e 2004, não obtendo êxito em nenhuma das disputas. Emerson Camargo anunciou sua pré-candidatura em postagem feita em sua conta pessoal no Facebook no dia 28 de maio, onde aparece ao lado do presidente do Partido Progressista (PP), Adriano Avelar, que o convidou para concorrer pelo PP a uma das 41 vagas da Alego.
6) Júlio Paschoal (PSDB):
Filho de Ênio Paschoal, o economista Júlio Pachoal foi candidato a deputado estadual nos anos de 2006 e 2010, não obtendo êxito em nenhuma delas, integrou a equipe de governo do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), por último, Júlio ocupava o cargo de superintendente de Patrimônio do Estado de Goiânia (parte da Secretaria de Gestão e Planejamento) até se desincompatibilizar-se para a disputa eleitoral deste ano.
7) Thiago Simões (MDB):
Contador, é também coordenador do curso de Ciências Contábeis no Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc), foi candidato a vereador pelo mesmo partido nas eleições municipais de 2016 ficando como segundo suplente. Thiago foi convidado a suprir o posto de candidato pelo MDB pelo deputado federal Daniel Vilela, pré-candidato a governador do Estado de Goiás.
8) Camila Campos (Psol):
Professora universitária no campus de Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG), Camila Campos disputou a prefeitura pelo Psol contra Adib e Jardel, obtendo mais de 3 mil votos. Agora tentará uma das 41 vagas da Assembleia Legislativa de Goiás.
Henrique Cesar Pereira (PSDB):
Nasceu em Anápolis, estudou na cidade de Ouvidor onde ainda tem vínculos familiares. Henrique é formado em Administração de Empresas, entrando na política há 15 anos, trabalhou no Senado, em Brasília, e tem vínculos com a Igreja Assembleia de Deus, ministério Campinas. É casado com Priscila César do Carmo, filha do pastor Oídes do Carmo. Nas eleições de 2014 obteve mais de 25 mil votos ficando na quarta suplência do PSDB, e no dia 26 de abril de 2017, assumiu o mandato de deputado, exercendo mandato até o dia 31 de janeiro deste ano.
Candidaturas serão confirmadas somente em agosto
A cidade de Catalão conta hoje com 69.441 eleitores aptos a votarem. Já na 8ª Zona Eleitoral que é composta pelos municípios de Anhanguera, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Nova Aurora, Ouvidor, Três Ranchos e Catalão, os aptos a votaram somam-se ao número de 92.296 eleitores em dias com a Justiça Eleitoral, os quais, conhecerão quem será de fato candidato depois do dia 5 de agosto, data limite para a realização das convenções partidárias.
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução