Jornal Bom Dia Goiás da TV Anhanguera na edição de ontem, quarta-feira (29), destacou a mortandade de peixes na represa do Clube do Povo, um dos principais cartões postais da cidade de Catalão. O noticiário informou que as causas da quantidade de mortes dos peixes no local, está ocorrendo pelo lançamento de dejetos de esgoto nas águas da represa.
A Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE), responsável pelo fornecimento de água da cidade, informou que existem muitas ligações clandestinas na rede de esgoto do município.
Reportagem mostrou que técnicos da SAE com auxílio de um equipamento que detecta movimentação subterrânea em 5 metros de profundidade em um raio de 15 metros, estão fazendo um pente fino para identificar canos e tubulações que estão levando dejetos para a represa do Clube do Povo.
O trabalho da SAE começou a ser feito depois da conclusão de um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o qual mostrou que a mortandade dos peixes na represa, foi causado pelo lançamento de substâncias tóxicas que chegaram na represa por meio das tubulações da rede pluvial, a qual deveria ser utilizada exclusivamente para escoar a água da chuva, mas a represa recebeu dejetos que acabaram matando centenas de peixes.
“Além da boa contribuição desse esgoto clandestino que o pessoal está suspeitando, pois a gente já tirou algumas ligações, existe uma contribuição de óleo de vária oficinas aqui”, disse em entrevista, Enivan Antônio, gerente de manutenção da SAE.
Todos os donos de imóveis que estiverem lançando esgoto irregularmente na rede pluvial e consequentemente na represa do Clube do Povo, serão notificados.
Ele terá um tempo para regularizar essa situação de esgoto, e passado esse prazo de regularização, ele não estando adequado, nós iremos executar o trabalho e passaremos uma multa ao proprietário”, explicou o outro proprietário”, disse Ciro Josué Borges, outro coordenador de manutenção da SAE.
A Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE), disse que a multa para quem lançar esgoto na rede pluvial, pode chegar até a R$ 630 reais, mas até agora nenhum morador foi notificado por lançar esgoto na rede pluvial.
Escrito por: Badiinho Filho/Com Informações do BDG
Fotos: Reprodução