Dando sequência ao Seminário de Transição UFG/UFCAT “Que Universidade Queremos?” será realizada, no próximo dia 05 de outubro, uma palestra com o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Roberto Leher, à partir das 19h, no Auditório Prof.ª Sirlene Duarte (Bloco Didático 1).
O tema do seminário – que universidade queremos – propõe refletir sobre qual o tipo de instituição a UFCAT será e as relações entre a comunidade e a instituição em diferentes dimensões, especialmente as que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares da Universidade.
Segunda edição
Na primeira edição do seminário a Regional recebeu a professora Iracema Santos Veloso, Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), instituição criada em 2013 em um processo de desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA), semelhante ao processo UFG/UFCAT, que explanou à comunidade acadêmica sua experiência na condução deste momento e os desafios de organizar uma nova instituição voltada para a interiorização do ensino superior público. A UFOB é uma instituição de tamanho similar ao da UFCAT, situada no interior da Bahia e com desafios similares. A UFRJ é a maior instituição federal de ensino superior do País.
Em defesa da educação
Roberto Leher tem se destacado no meio acadêmico por suas pesquisas na área de políticas públicas em educação. Em artigo publicado em agosto deste ano no Jornal do Brasil, o reitor alertou que “A parte visível das consequências sobre a área de ciência e tecnologia é devastadora. Mas é preciso ampliar o olhar para a destruição do sistema de educação superior, ciência, tecnologia e inovação em sua amplitude”, referindo-se à Emenda Constitucional 95, que estabelece o teto de gastos público no Governo Federal.
No mesmo texto, Leher defendeu o engajamento da sociedade em favor da defesa da universidade pública. “O país necessita de uma concertação democrática e comprometida com o desenvolvimento social, o que requer, obrigatoriamente, recolocar no eixo da política nacional a valorização do trabalho. É preciso uma coalizão que permita um pacto republicano que impeça a desorganização do exitoso sistema de ciência e tecnologia lastreado pelo sistema federal de ensino superior”, contextualizou.
Com graduação em Ciências Biológicas pela própria UFRJ (1984), Roberto Leher é mestre (Universidade Federal Fluminense, 1989) e doutor (USP, 1998) em Educação. Em 2018, completa 30 anos de serviços prestados à UFRJ, onde, além de reitor desde 2015, é professor titular da Faculdade de Educação.
Escrito por: Redação