“Me ajudem a governar, é momento de trabalho, vamos ao trabalho, vamos resgatar Goiás.” Com um chamado à população e às lideranças políticas, Ronaldo Caiado (DEM) encerrou seu discurso de posse como novo governador de Goiás. Na cerimônia da manhã desta terça-feira (1º), com plenário e galeria lotados na Assembleia Legislativa, o democrata deu o tom do novo governo: “Onde tiver Goiás vai ter a mão forte do Estado”.
No início de seu discurso, Caiado reconheceu que este é o momento “mais desafiador” de sua carreira política. Ele lembrou o resultado das urnas em outubro: “Vocês sabem da supremacia que existia em Goiás. Mas o povo goiano resolveu reagir. Saiu em campanha no Estado todo dizendo uma palavra só: mudança”.
Para ele, os que se acreditavam “donos do poder” foram obrigados a entender o novo momento do Estado e do País: não há mais espaço para “articulações e marketagens”. A mensagem das urnas é clara: “Governador de Estado é funcionário público que tem de dar satisfação à população, estar à frente dos problemas, saber diagnosticá-los”.
Em resposta às novas demandas do eleitorado, Caiado propôs transparência acima de tudo. “Vou devolver o Estado ao povo de Goiás, este é meu compromisso maior”, disse. Em seguida, o governador enumerou as principais bandeiras de seu governo: segurança, educação, saúde e tolerância zero com a corrupção. Entre suas prioridades, inseriu ainda a eficiência nos gastos públicos, a valorização do servidores e o combate às desigualdades regionais.
Caiado agradeceu o voto de confiança da população e também o apoio dos deputados estaduais para garantir a governabilidade do Estado. No encerramento de seu discurso, demonstrou otimismo: “Sou um homem forjado na luta e temente a Deus. Peço a ele que me ilumine todos os dias. Vamos recuperar o Estado de Goiás, vocês podem ter certeza!”
Já empossado, o governador seguiu para o Palácio das Esmeraldas, onde recebeu a faixa de seu antecessor José Eliton (PSDB). A Praça Cívica se encheu de populares, jornalistas e políticos. Ali, Caiado passou em revista as tropas e fez um discurso rápido. Entrou no Palácio das Esmeraldas, para onde deve se mudar em breve, e logo depois partiu para o aeroporto. Seu compromisso na parte da tarde foi prestigiar a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Brasília.
Autoridades
A posse de Ronaldo Caiado e de seu vice, Lincoln Tejota (PROS), teve a presença de familiares, eleitores, políticos, empresários e autoridades estaduais e federais. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, foi uma delas. Também compareceram à Assembleia o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), o presidente do TJ-GO, Gilberto Marques, Presidente do TRT-GO, Platon Teixeira, o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, o defensor público geral do Estado, Domilson Rabelo, e o arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz.
Outros convidados ilustres foram o presidente do TCE, Celmar Rech, o presidente do TCM, Joaquim de Castro, o senador eleito Vanderlan Cardoso (Progressistas), o senador eleito Luiz Carlos do Carmo (MDB) e os atuais senadores Wilder Morais (Progressistas, futuro secretário de Indústria e Comércio), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Chico Rodrigues (DEM-RR) e Elmano Férrer (PTB-CE).
Muitos deputados federais eleitos e atuais marcaram presença: Roberto Balestra (Progressistas), Carlos Melles (DEM-MG), Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS), Alcides Rodrigues (PRP), Vitor Hugo (PSL), Lucas Vergílio (SD), Delegado Waldir (PSL), Zacarias Calil (DEM) e Pauderney Avelino (DEM-AM). Além dos deputados estaduais em peso, estavam lá o reitor da UFG, Edward Madureira, e o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva.
A família de Ronaldo Caiado participou das solenidades e se emocionou em muitos momentos. A mulher, Gracinha Caiado, e os filhos Ana Vitória, Ronaldo, Maria e Marcela ficaram o tempo todo ao lado do novo governador, assim como irmãos e cunhados.
Discurso
José Nelto: “Acaba a era das trevas”
Como parte da cerimônia de posse de Ronaldo Caiado, o deputado José Nelto (Podemos) discursou representando a base de apoio ao novo governo. Na tribuna, não poupou críticas às gestões Marconi Perillo e José Eliton.
O parlamentar destacou que a chegada do governo Caiado encerra um período de “trevas” no Estado. “O governo do tempo novo foi uma tragédia para Goiás”, disse ele, antes de citar uma dívida de R$ 32 bilhões que será herdada pela nova gestão estadual. “O senhor precisará de 8 a 12 anos para terminar as obras inacabadas”, complementou.
Nelto afirmou, no entanto, que confia na seriedade do novo governo. “Ronaldo Caiado não veio para virar a página deste tempo. Veio para fechar este livro e começar um outro, pautado na honestidade e na competência. Goiás vai viver uma nova era de progresso e desenvolvimento”, encerrou.
Após ser empossado em Goiás, Caiado acompanhou a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL)
Depois de ser empossado governador de Goiás, na manhã desta terça-feira (1º/1), Ronaldo Caiado (DEM) participou da posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que ocorreu no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Veja mais fotos da posse do Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM):
Escrito por: Redação/Assessoria do Governador Ronaldo Caiado