Apesar dos esforços empreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/Catalão) no ano de 2018, com incremento de operações e comandos específicos, verificou-se que, os condutores de veículos que circulam na BR 050, ainda insistem em desobedecer o limite de velocidade, bem como efetuar ultrapassagens em locais proibidos, no trecho da BR 050 atendido pela PRF de Catalão, somente no ano de 2018, a imprudência resultou, infelizmente, em 150 acidentes com 202 pessoas feridas e 9 mortos.
Mesmo com uma redução de 5,66% no número de acidentes, o aumento do número de mortes é percebido, indicando que o excesso de velocidade tem contribuído para o agravamento dos acidentes, além de, também em alguns dos acidentes, termos mais de uma morte no mesmo acidente, chegando a até três mortes numa mesma ocorrência.
Em 2018, 49 condutores foram flagrados conduzindo veículos sob influência de álcool, destes 22 foram presos, por superarem o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, caracterizando crime de trânsito. 2.806 condutores autuados por fazerem ultrapassagens em locais proibidos, 7.028 autuados por excesso de velocidade.
O empenho da PRF em orientar os condutores através de palestras e outros trabalhos em educação para o trânsito, alcançou cerca de 15.000 pessoas no ano de 2018.
No combate ao crime, foram 16 veículos recuperados e 64 pessoas detidas por crimes diversos, sendo 8 em cumprimento a mandados de prisão.
Escrito por: Redação/Comunicação da PRF de Catalão