Após a publicação do caso Pablo Daniel, criança de Caldas Novas com pouco mais de 1 ano de idade, que nasceu com má formação no aparelho digestivo e faz uso de bolsa de colostomia, e que aguarda cirurgia há cerca de 1 ano e meio, o prefeito da cidade das águas quentes, Evandro Magal, entrou em contato com o Blog do Badiinho, afirmando que ele está tomando providências com relação ao caso.
Magal afirmou que o Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, desmarcou o procedimento várias vezes, que segundo o prefeito, os desmarques teriam sido por conta da crise financeira que passa a saúde pública da capital goiana.
Questionado por Badiinho se a criança não poderia ser operada em outro Estado, Magal afirmou que em Goiás, somente o Materno Infantil teria condições de fazer essa cirurgia, por ter Unidade de Terapia Intensiva (UTI/Pediátrica). Sobre a possibilidade de encaminhar o pequeno Pablo Daniel para outro Estado, Magal reafirmou que o Materno Infantil de Goiás é referência nesse tipo de procedimento cirúrgico, informando ainda, que eles não consideram como cirurgia de urgência, e sim como cirurgia eletiva.
O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, finalizou seus esclarecimentos ao Blog do Badiinho, afirmando que na última semana havia falado com o novo Secretário de Saúde, que lhe deu garantias que resolveria o caso.
Veja a reportagem da TV Caldas e entenda o caso:
Escrito por: Badiinho Filho