Uma confusão danada, após o cancelamento da eleição de escolha da mesa diretora do Senado Federal, pela segunda vez está sendo realizada a eleição de escolha do novo presidente e demais componentes da mesa diretora. Na madrugada de hoje, sábado (02/02), o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli ordenou que a eleição deste sábado (02/02) fosse realizada com o voto secreto.
A eleição que iniciou-se às 11h, foi cancelada, por decorrência de votos a mais, uma nova eleição está acontecendo novamente. Assista:
Após uma confusão na apuração dos votos para a Presidência do Senado, os senadores decidiram repetir a eleição na tarde de hoje (2). Na hora da apuração dos votos, foram encontrados 80 envelopes com 80 cédulas e outras duas cédulas avulsas na urna, o que levantou suspeitas sobre fraude nas eleições. O total de senadores é de 81.
Após a decisão sobre uma nova eleição, os papeis com os primeiros votos foram triturados.
Antes da eleição, houve um embate sobre se a votação seria aberta ou secreta. Ontem (1º), após cinco horas de sessão, a maioria dos parlamentares decidiu pelo voto aberto. Mas uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou que a votação deveria ser secreta.
Seis senadores concorrem à Presidência do Senado: Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Espiridião Amin (PP-SC), Fernando Collor (Pros-AL), Renan Calheiros (MDB-AL), Reguffe (sem partido-DF). (Fonte: Agência Brasil).
Escrito por: Badiinho Filho/Foto: Agência Brasil/Reprodução