Quem gosta de dormir um pouco mais, já pode ir comemorando. Já para os que adoram a impressão de que o dia é mais longo, é momento de aproveitar a última semana de horário de verão. No próximo domingo (17) acaba a brincadeira. À meia-noite de sábado é preciso atrasar o relógio em uma hora. Para os atrapalhados nessa equação, no dia 16, quando o celular marcar 00:00, atrase para 23:00.
O principal problema agora é demorar para pegar no sono e perder disposição no dia seguinte. Para readaptar o corpo ao ciclo normal, a principal dica é desligar o celular mais cedo.
Segundo os neurologistas, o relógio biológico leva cerca de dois dias para se ajustar a mudança de apenas 15 minutos. Isso significa que uma semana é necessária para adaptação de 1 hora.
O novo ajuste atinge Goiás, Mato Grosso do Sul e outros 9 estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.
Desta vez, o horário de verão foi mais curto, com duas semanas a menos. Decreto de 2018 estabeleceu a alteração no primeiro domingo de novembro, e não mais no terceiro domingo de outubro, como ocorria normalmente. O motivo foi o segundo turno das eleições presidenciais, que caiu justamente no fim de outubro.
Este ano, caberá ao presidente Jair Bolsonaro decidir se a medida continua ou não em vigor no Brasil.
Se depender da opinião das pessoas, com certeza este é o último horário de verão no Brasil. A justificativa de economia no consumo de energia para muitos, não se sustenta.
Escrito por: Redação/Campo Grande News