O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou nesta quarta-feira (28/8) a quitação total da folha de dezembro de 2018, atrasada há oito meses. O governo havia proposto um sistema de pagamento escalonado para conseguir quitar a folha em sua integralidade.
No Twitter, Caiado comemorou o feito e voltou a mencionar o “calote” dado pela gestão passada. Veja abaixo:
É com muita alegria e até um certo alívio que informo a sociedade goiana que na data de hoje estamos quitando o salário de dezembro! Foi um processo difícil, visto que tivemos que assumir o calote dado pela gestão passada, numa situação de calamidade financeira. Mas conseguimos!
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) August 28, 2019
A dívida paga, deixada pela gestão anterior, somava um total de R$ 295.825.030,61. A primeira parcela do escalonamento foi paga em janeiro deste ano, e a última em agosto.
ATRASO NO PAGAMENTO DA FOLHA DE DEZEMBRO SE ESTENDEU A OUTROS MESES
O pagamento do mês de dezembro parece não ter sido o único a passar por atrasos.
Em junho deste ano, diferente do que havia sido divulgado pela Secretaria da Economia do Governo Ronaldo Caiado na época, o pagamento do mês de maio de parcela dos servidores públicos estaduais não foi depositado integralmente no dia 10/6, conforme determina a Constituição do Estado de Goiás. Na época, a secretaria havia informado, anteriormente, que todos os servidores receberiam até o dia 10, como prevê a Legislação Estadual.
Porém, um veículo local recebeu na ocasião o registro de leito que informava, na segunda-feira (10/6), às 21h04, que inativos da Segurança Pública não haviam recebido o salário de maio.
No Poder Judiciário, o comunicado feito na intranet para informação aos servidores confirmava o atraso no pagamento. “A Diretoria Financeira do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) informa aos magistrados e servidores que o pagamento dos salários e subsídios referentes ao mês de maio de 2019 não serão creditados nesta segunda-feira, dia 10”, dizia a divulgação oficial feita ao final da tarde de domingo.
“A administração do TJGO esclarece ainda que o governo do Estado fez uma previsão de que o repasse seja realizado na terça-feira, 11”, completou o comunicado.
Escrito por: Redação/Dia Online