A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) atualizou ontem, quinta-feira, dia 19, o Boletim Epidemiológico de Sarampo no Estado. Já foram notificados 102 casos suspeitos da doença. Destes, 54 foram descartados e 44 seguem em investigação. Quatro casos foram confirmados: um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia.
Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a SES executa um Plano de Contingência da doença no território goiano.
Em 2019 as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.
Clique aqui para acessar o “Informe Sarampo”.
EXAMES DESCARTAM SUSPEITAS DE SARAMPO EM DUAS PESSOAS DE CATALÃO, ENTRE ELAS UMA ADOLESCENTE DE 17 ANOS DE IDADE
Exame realizado em Goiânia, capital de Goiás, descartou a suspeita de sarampo em um homem de 38 anos de idade, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Catalão, o qual foi diagnosticado após ter sido atendido na unidade de Pronto Atendimento de Catalão (UPA).
Segundo reportagem da TV Anhanguera de Catalão, um segundo caso foi investigado, tratando-se de uma adolescente de 17 anos de anos de idade, a qual também apresentou sintomas da doença, porém, nos dois casos, tanto do homem de 38 anos de idade quanto da adolescente, deram negativos e Catalão segue sem nenhum registro da doença, felizmente. As informações foram concedidas pela Secretária Municipal de Saúde (SMS).
Escrito por: Redação/Comunicação SES