Nesta quarta-feira, 23 de oututro, a CMOC International Brasil, divulgou uma nota para a imprensa catalana, esclarecendo notícias espalhadas nas redes sociais de que uma de suas barragens, especificamente a barragem de rejeitos de nióbio da Niobrás, no município de Ouvidor, possívelmente apresentava rachaduras em suas estruturas.
Segundo matéria divulgada pela a TV Anhanguera de Catalão na última terça-feira (22/10), a empresa mineradora teria dado folga remunerada para cerca de 200 colaboradores, devido estarem promovendo estudos técnicos nas barragens.
A nota emitida pela empresa hoje, afima que a Niobrás “em atendimento à legislação (Portaria nº 70.389/2017, da Agência Nacional de Mineração), a empresa concluiu o relatório de estabilidade de suas barragens durante o mês de setembro e atestou, junto à ANM, que todas estão em conformidade com os requisitos regulamentares existentes”.
No esclarecimento emitido pela CMOC International Brasil nesta quarta-feira (23/10), aa empresa afirma que para a realização desses estudos adicionais, a empresa entendeu por bem suspender parte de suas operações no complexo de barragens a partir do dia 17 de outubro, mas que tão logo concluídos tais estudos, a Niobras pretende retomar a integralidade de suas operações.
A nota da empresa é encerrada com ameças de acionamento na Justiça, a quem estiver compartilhando infundados rumores e imagens não condizentes com a realidade, os quais vem sendo divulgados nos últimos dias, assegurando ainda, que a empresa tomará medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis assim que identificados.
Leia na íntegra, a nota de esclarecimentos da mineradora Niobrás – Grupo CMOC:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Estudos geotécnicos preventivos reforçam nossa constante preocupação com segurança
Goiás, 23 de outubro de 2019 – Em atendimento à legislação (Portaria nº 70.389/2017, da Agência Nacional de Mineração), a empresa concluiu o relatório de estabilidade de suas barragens durante o mês de setembro e atestou, junto à ANM, que todas estão em conformidade com os requisitos regulamentares existentes.
No entanto, a empresa decidiu realizar estudos geotécnicos adicionais das barragens, de forma a aumentar a sua base de informações.
Durante a realização desses estudos adicionais, a empresa entendeu por bem suspender parte de suas operações no complexo de barragens a partir do dia 17 de outubro.
Tão logo concluídos os estudos, a Niobras pretende retomar a integralidade de suas operações. A Niobras e o Grupo CMOC reiteram seu compromisso com a segurança de todos e colocam-se à sua disposição.
A empresa repudia os infundados rumores e imagens não condizentes com a realidade que vem sendo divulgados e assegura que tomará medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis assim que identificados.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CMOC BRASIL
Escrito por: Badiinho Filho