O ex-comandante do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Catalão, Esmeraldino Jacinto Lemos, foi efetivado no Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. A públicação no Diário Oficial do Estado aconteceu na noite da última quinta-feira (12/12).
O Coronel Lemos que por 16 anos esteve à frente do 10º BBM de Catalão, no último dia 21 de novembr, havia assumido o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás interinamente por determinação do Governador Ronaldo Caiado (DEM), após uma operação do Ministério Público de Goiás, que revelou um esquema de venda de licenças de conformidade, que culminou no afastamento do Coronel Dewislon Adelino Mateus, apontado pelo MP, como um dos integrantes do esquema criminoso.
SOBRE A OPERAÇÃO DESCONFORMIDADE
A Operação Desconformidade foi deflagrada na manhã de terça-feira do dia 19 de novembro. Cinco empresários foram presos e 17 mandados de busca e apreensão cumpridos, inclusive na sede do Corpo de Bombeiros, em Goiânia. Segundo o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), seis militares são suspeitos de integrar um esquema de venda de certificado de conformidade. A prisão dos bombeiros chegou a ser requerida, mas o pedido não foi deferido pela Justiça.
Escrito por: Badiinho Filho