No início da noite de ontem, sexta-feira (08/03), um detento de 24 anos de idade foi encontrado morto dentro de uma das celas da Unidade Prisional de Catalão.
Segundo nota da Diretoria de Administração Penitenciária (DPAP), o detento Dione Marcos Quirino do Nascimento, 24 anos, foi encontrado enforcado com uma corda artesanal, dentro da cela íntima, a qual fica próximo ao pátio de banho de sol.
A ausência do detento foi notada durante a conferência dos presos da ALA “A”, que estavam no pátio de sol, após a visita foi chamado o preso Dione Marcos Quirino do Nascimento (CELA 03 ALA A) e este não compareceu.
A nota também informa que a cela onde foi encontrado o corpo do detento foi isolada e um processo administrativo disciplinar foi instaurado para apuração da autoria do crime e aplicação da sanção disciplinar em conformidade com a lei.
Leia as notas na íntegra:
Nota da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
No dia 08/03/2019 (dia de visita na Unidade Penitenciária de Catalão) durante a conferência dos presos da ALA “A”, que estavam no pátio de sol, após a visita foi chamado o preso Dione Marcos Quirino do Nascimento (CELA 03 ALA A) e este não compareceu.
Os agentes questionaram os demais presos da ALA A, os quais informaram que não sabiam do referido interno. Ao finalizar o procedimento de chamada foi realizado o adentramento no pátio de sol, para verificar se o interno tinha fica no pátio, contudo ao entrar, os agentes constataram que o interno DIONE MARCOS foi encontrado enforcado com uso de uma corda artesanal, na cela íntima.
Os agentes de plantão tomaram as medidas cabíveis, comunicando a Direção para acionar os órgãos competentes.
Nota Assunto: Morte de reeducando da UP de Catalão
A Direção da 4ª Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que já foram tomadas as providências cabíveis em relação ao caso.
A cela onde o reeducando Dione Marcos Quirino foi encontrado já foi isolada e, internamente, um processo administrativo disciplinar foi instaurado para apuração da autoria do crime e aplicação da sanção disciplinar em conformidade com a lei.
A Direção Regional informa ainda que, de imediato, após a averiguação do óbito do reeducando, os servidores da Unidade Prisional de Catalão, onde ocorreu o fato, acionaram a Polícia Civil para que fossem executados os procedimentos adequados de investigação junto à Polícia Técnico Científica.
As circunstâncias em que se deram a morte do preso estão a cargo das investigações das forças policiais.
08 de março de 2019 Comunicação Setorial Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Escrito por: Badiinho Filho