Catalão foi um dos milhares de municípios brasileiros que participaram do Encontro Nacional de Prefeitos, realizado em Brasília, esta semana. O Assessor para Projetos Especiais da prefeitura, Fernando Safatle, engrossou o coro pela reforma do pacto federativo e pela destinação de mais recursos para as cidades. Safatle, que representou o prefeito Jardel Sebba (PSDB), também visitou ministérios com vistas ao estabelecimento de novas parcerias.
O assessor afirma que o desequilíbrio nas contas do município, herança do ex-prefeito Velomar Rios (PMDB), torna ainda mais urgente a assinatura de convênios com o Palácio do Planalto. Novos projetos, segundo ele, contribuiriam para Catalão resgatar mais rápido a ordem nas finanças públicas.
“O prefeito Jardel Sebba vai buscar consultorias para realização de programas em parceria com o Governo. Vamos montar uma força tarefa a curto prazo e buscar apoio para captar esses recursos”, diz Safatle. “A médio e a longo prazos, precisamos implantar ações e criar o núcleo de elaboração de projetos.”
A abertura do evento foi feita pela presidente da República, Dilma Rousseff, e teve a participação da maioria dos ministros. Os ministérios explicaram como as prefeituras podem se habilitar a obter recursos federais. Foi anunciado um investimento adicional de R$ 6,6 bilhões às cidades brasileiras – que se somará aos projetos já previstos. “Os recursos existem e são abundantes, mas é preciso estrutura interna para elaborar projetos”.
Os investimentos serão distribuídos principalmente entre o Minha Casa, Minha Vida e PAC II, mas também serão destinados a áreas como saneamento básico, Saúde e Educação – com ênfase na construção creches, quadra de esportes, escola integral, e na implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
SecomCatalão