Ontem, quinta-feira (08), foi divulgado no balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) de casos de Covid-19 em Goiás, que a cidade de Catalão possuí dois casos confirmados pela doença. Diante da grande repercussão nas redes sociais e das inúmeros mensagens enviadas ao Badiinho, fomos atrás da informação, e entramos em contato tanto com o Secretário de Saúde do município, Velomar Rios, quanto com a comunicação da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com o Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, não existe nenhum outro caso confirmado de Covid-19 na cidade, acreditando ele, em um possível erro durante algum cadastramento. E realmente, Velomar está certo!
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a pessoa que contraiu a doença, mora em Goiânia, porém, na ficha de cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) consta endereço da cidade de Catalão, fato esse que ocorre com frequência em Goiânia, onde a pessoa mora em Goiânia, mas está cadastrada em endereço de Aparecida de Goiânia, cidade da região metropolitana.
A comunicação da SES-GO, explicou ainda, que por conta desses casos, é que posteriormente uma equipe vai atrás para investigar e apurar se os dados batem com o que está informado na ficha cadastral do SUS.
No ocorrência do caso contabilizado ontem para Catalão, na ficha da pessoal contava o endereço de Catalão, porém, o caso foi reavaliado e feito o contato com a própria pessoa, sendo identificado que o caso não pertence a cidade de Catalão. Também foi explicado, que é feito a correção pelo município, para ser corrigido e atualizado na SES-GO.
No novo boletim de dados a ser divulgado no final do dia dessa sexta-feira (08/05) pela Secretaria Estadual de Saúde, deverá ser constado apenas 1 caso na cidade, após a correção do erro.
LEIA A NOTA EXLUSIVA AO BLOG DO BADIINHO DA SES-GO:
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclarece que o boletim publicado diariamente com atualização dos casos da Covid-19 está em processo de informatização, com processamento de dados pelos sistemas eletrônicos (e-SUS VE e SIVEP Gripe), e os registros das notificações de casos são realizadas pelas diversas instituições de saúde cadastradas no Estado, baseando-se nos endereços de residência informado pelos usuários.
Após investigação realizada pela Vigilância Epidemiológica de cada município, os dados podem sofrer alterações quanto a cidade, influenciando nos dados divulgados no Boletim diariamente.
A SES-GO esclarece que acompanha diariamente os casos notificados e orienta os municípios para a monitorização e correções nos sistemas eletrônicos dessas informações para que possíveis inconsistências sejam corrigidas.
Escrito por: Badiinho Filho