O Prefeito da cidade de Cumari, João Rios, usou as redes sociais para divulgar um vídeo para prestar informações a respeito de um velório de um idoso de 87 anos de idade, ocorrido ontem e que teve de ser interrompido, devido o próprio idoso e outros familiares, terem sidos diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o prefeito, dois familiares testaram positivo em testes rápidos, mas resultado do exame do idoso, teria saído após o velório ter sido iniciado.
O prefeito afirmou, que o idoso havia sido internado em um hospital particular da cidade de Catalão na última segunda-feira (01/06), sem apresentar nenhum sintoma de Covid-19, porém, o idoso que estava internado veio a óbito na madrugada de ontem, quarta-feira (03). Após o óbito do idoso, familiares teriam procurado o prefeito para a realização do velório, afirmando ele, que teria alertado os familiares das restrições, porém, a filha do idoso teria pedido que se realizasse o velório com pelo menos 2 horas de duração com a urna lacrada.
O prefeito disse que concordou as condições, afirmando que ainda determinou que dentro do ambiente poderiam ficar apenas 5 pessoas, sendo feito um revezamento, onde as 5 pessoas que estavam dentro saiam para outras cinco entrarem, afirmando ainda que não haviam nem 30 pessoas, pois as pessoas estão com medo.
O prefeito explicou que em conversa com funcionários da Secretaria de Saúde do município, solicitando para que você feito os testes rápidos em alguns dos familiares da pessoa que estava sendo velada, pois na família, existia um caso confirmado de Covid-19. Os familiares alegaram que eles não mantinham contato com esse familiar há cerca de 30 dias, porém, mesmo assim, o prefeito exigiu que fossem realizados os testes.
As pessoas que foram exigidas os testes, deixaram o velório e dirigiram-se até o hospital municipal, onde foram realizados os exames, testando positivos em duas pessoas.
De acordo com o prefeito João Rios, após a confirmação em testes rápidos nos familiares do idoso que estava sendo velado, imediatamente ele fez contato com o hospital em Catalão onde ele estava internado, e como o hospital ainda tinha a amostra de sangue, sendo realizado o exame e confirmando que o senhor que tinha falecido também estava com a Covid-19.
João Rios explicou também, que antes de sair o resultado do idoso, após a confirmação de dois familiares, imediatamente o velório foi interrompido, a funerária acionada para a realização do sepultamento.
No vídeo divulgado pelo prefeito de Cumari, ele afirma que existem 18 casos notificados, 5 descartados, 6 suspeitos, e outros 7 casos positivos para a Covid-19.
Escrito por: Badiinho Filho