No mesmo documento que pediu a restrição horários dos estabelecimentos comerciais do distrito de Santo Antônio do Rio Verde, expedido pelo Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), orientou o cancelamento da Exposição Agropecuária (Expo Catalão), evento que aconteceria em julho, e já cancelado, conforme vídeo divulgado pelo presidente do Sindicato Rural, Renato Ribeiro.
A orientação do Comitê, é que também seja suspensa a centenária Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, a ser realizada na primeira quinzena do mês de outubro.
De acordo com o documento, após deliberação, o Comitê, por unanimidade no sentido de orientar a suspensão de ambas festividades (Expo Catalão e Festa do Rosário), por se tratar de eventos que causam aglomerações, o que no momento é contraindicado como medida preventiva de transmissão do coronavírus-Covid-19.
SOBRE A FESTA DO ROSÁRIO
A Festa do Rosário é marcada pela sua tradição, com mais de 140 anos de existência, cuja sua principal marca é as congadas, que conta com cerca de 6 mil dançadores nos mais de 20 ternos de Congos. Destacando ainda, sua parte religiosa, que conta com celebrações de missas campais e terços em três horários do dia, além da parte comercial, com mais 600 barracas de comerciantes de Catalão e de diversas regiões do Brasil, montadas nas ruas aos arredores da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro de Catalão.
LEIA TRECHO DO DOCUMENTO QUE PEDE A SUSPENSÃO DA EXPO CATALÃO E DA FESTA DO ROSÁRIO 2020:
De acordo com membros da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, o atual presidente, João Costa Alves ‘Costinha’, irá conceder uma entrevista no dia 1º de Julho, para informar a população a respeito da realização ou não da centenária Festa do Rosário.
Escrito por: Badiinho Filho