“Sou moradora do bairro Maria Amélia 1, na rua Avelino Albino. O meu intuito com essa denúncia é que a mesma possa chegar junto as autoridades, para que eles possam fiscalizar e autuar os donos dos lotes, de forma que os mesmo mantenham esses lotes limpos. Nós do bairro agradecemos e muito a sua ajuda!”
Bom, essa é mais uma denúncia de queimadas, assunto que tratamos muitas vezes aqui nas nossas redes sociais e no Blog do Badiinho. A pessoa que insiste nessa prática, está cometendo crime ambiental, e ao mesmo tempo, comprometendo a saúde das pessoas que sofrem com problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos.
ESPECULADORES IMOBILIÁRIOS
Outro grande problema em Catalão, tem sido os especuladores imobiliários, que compram lotes e deixam abandonados em meio as diversas casas, principalmente em novos loteamentos, como é o caso do Maria Amélia. Na cidade, existe uma Lei Municipal que obriga o dono do imóvel a cuidar de seu bem, sob pena de ser multado em caso de descumprimento, e pelo jeito, o Poder Público Municipal irá faturar bem, pois são muitos os que insistem em descumprir a Lei.
No ano passado, a Prefeitura de Catalão promoveu a limpeza em vários lotes abandonados na cidade, ficando a cargo dos proprietários fazerem a manutenção, o que na maioria dos casos, não estão acontecendo.
QUEIMADA É CRIME!
De acordo com o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Catalão, Silas Tristão, a prática de queimadas é crime, e suas penalidades variam de acordo com a gravidade do crime, podendo serem aplicadas multas e culminar até na detenção da pessoa que a comete.
Já com relação ao Corpo de Bombeiros, vários militares são deslocados para essas ocorrências de fogo em vegetação, podendo comprometer o atendimento de outras com gravidade maiores.
Na cidade de Catalão, vários pontos de reservas sempre sofrem com as queimadas nessa época do ano, como o Pasto do Pedrinho, Morrinho do São João, Mata do Setor Universitário, dentre outras.