A Prefeitura de Catalão, por meio das redes sociais, no final da manhã de hoje, quinta-feira (09), divulgou um vídeo do pneumologista, Dr. Leonardo Fernandes, integrante do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento a Covid-19, afirmando que a partir de amanhã, sexta-feira (10/07), será iniciada em Catalão, a testagem em massa da população de Catalão da Covid-19.
INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA E TESTAGEM EM MASSA NAS RESIDÊNCIAS
No vídeo, o médico pneumologista, afirma que a partir de amanhã, será iniciada a realização de uma grande pesquisa na cidade, a respeito da imunidade contra o novo coronavírus. Nessa pesquisa, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irão bater na porta dos catalanos, fazendo o convite para fazer parte deste trabalho de pesquisa.
De acordo com Dr. Leonardo Fernandes, as pessoas serão informadas das condições, responderão algumas perguntas específicas ao coronavírus, e concordando, serão convidadas a fazerem os testes, afim de ser descoberto sobre a imunidade ou não contra o vírus.
Em contato feito, o Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, disse ao Badiinho que já foi iniciada nessa semana, a realização de testagem em massa aleatórias, a qual é feita dentro das unidades de saúde nos bairros e distritos, onde a pessoa que está no interior da unidade, por meio de um sorteio, é convidada a responder os questionários e a realizar o teste.
Velomar também disse, que para essa testagem em massa, foram reservados 8 mil testes rápidos, e será realizada em quatro edições, cujo o objetivo é alcançar algo entorno de 2 mil pessoas, explicando que 1 mil serão testadas nas residências, 500 pessoas das insdústrias e comércios, 450 profissionais da saúde, e um total de 50 pessoas que contraíram a Covid-19.
Ao Badiinho, Velomar Rios afirmou, que nesses últimos dias, mais de 400 profissionais da segurança pública e da saúde foram testadas, os quais não fizeram parte da pesquisa, sendo testadas afim de proteger a saúde destes profissionais e de seus familiares.
Escrito por: Badiinho Filho