A HPE, montadora da marca Mitsubishi, sediada no Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC), promoveu ontem, segunda-feira (03), algumas demissões, e de acordo com o que o Badiinho apurou, em conversa com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), somente no dia de ontem, foram desligados 12 cargos de gerência, 1 cargo de diretoria, e um total de 15 colaboradores da linha de produção, dos quais, alguns pediram para serem desligados.
Ao Badiinho, Carlos Albino, presidente do SIMECAT, ainda afirmou que as demissões serão de 95 a 100, das quais, 80 desligamentos serão do setor administrativo da empresa, e outras 18 da linha de produção.
Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMCAT), afirmou que as demissões estão ocorrendo sem nenhuma discussão com o sindicato, e que apenas o presidente Carlos Albino, recebeu uma ligação do presidente da empresa, Robert Rittscher, afirmando que a Mitsubishi está passando por uma reestruturação, justificando a demissão de funcionários do administrativo e de alguns trabalhadores que teriam solicitado o desligamento. Leia a nota abaixo:
NOTA| O SIMECAT informa que lamenta e repudia as demissões que ocorreram ontem, 3, na Mitsubishi e que não houve nenhuma discussão da empresa com o sindicato sobre os desligamentos. O presidente do SIMECAT, Carlos Albino, esclarece que recebeu apenas uma ligação do presidente da empresa, Robert Rittscher, afirmando que a Mitsubishi está passando por uma reestruturação, justificando a demissão de funcionários do administrativo e de alguns trabalhadores que teriam solicitado o desligamento. Carlos Albino deve se pronunciar ainda na tarde de hoje, 4, ou amanhã, 5, sobre as demissões ocorridas.
RUMORES DE DEMISSÃO EM MASSA COMEÇARAM EM JUNHO
A preocupação de uma possível demissão em massa na HPE, montadora da Mitsubishi, foi manifestada no dia 12 de junho, dia esse, que presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), Carlos Albino, entrou em contato com o Badiinho, para manifestar sua preocupação com relação a uma provável demissão em massa que possa acontecer na HPE, isso em um prazo de 60 dias, mas que começou a ocorrer 52 dias depois do contato.
No dia 12 de junho, por telefone, Albino disse que esteve reunido com o prefeito de Catalão, Adib Elias (POD), no dia 09 de junho, onde manifestou sua preocupação, afirmando ainda que solicitou do mesmo, uma audiência junto ao Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), afim de sugeri-lo uma isenção de impostos até o final do ano, ou ao menos que sejam promovidos estudos para alguma saída, antes que as demissões ocorram, pois a previsão, é que a Mitsubishi lance novo modelo de veículo, e com isso, ela segure a onda e mantenha os empregos de seus colaboradores, que hoje vivem em uma corda bamba.
Depois da veiculação da notícia, no dia 16 de junho, o Badiinho esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), para uma entrevista com o presidente Carlos Albino, afim de trazer esclarecimentos entorno do assunto.
Você pode rever e reler a entrevista, clicando no link abaixo:
Escrito por: Badiinho Filho