ELEIÇÕES 2020| Muitos leitores assíduos do Blog do Badiinho, se perguntaram o porquê ainda não havíamos postado nada a respeito das eleições municipais, citando pretensos candidatos, e foi justamente por isso, até que se confirmasse os nomes nas convenções, é que tivemos a cautela em propagarmos notícias, pois muitas alterações no cenário acontecem até a afunilação. Hoje, terça-feira (15/09/2020), foram realizadas as duas últimas convenções de partidos políticos que estarão na disputa, e é a partir daí, que já temos definidos os cinco nomes que estarão na corrida para subirem a rampa da cobiçada ‘Casa de Vidros’ (Palácio Pirapitinga – Tradução Popular: Prefeitura Municipal), em janeiro de 2021.
Conheça então, pela ordem das convenções, os cinco ainda pré-candidatos que estarão solicitando registro de suas candidaturas conforme calendário eleitoral, determinado pela Justiça Eleitoral, os quais, já estarão em campanha a partir do dia 29 de setembro.
PSL VAI DE ANDRÉ BORGES E TEODORICO DA ALUMINAÇO
O Partido Social Liberal (PSL), foi o primeiro a realizar o ato de convenção, ocorrido no dia 07 de setembro, homologando as pré-candidaturas do empresário do ramo de fertilizantes, André Borges, conhecido como André da Solofértil, e o empresário do ramo de indústria e comércio de ferragens, Teodorico da Aluminaço, pré-candidato a vice-prefeito em chapa puro sangue.
Com relação aos candidatos a vereadores (as), o PSL possuí um total de 15 pré-candidatos entre homens e mulheres.
SEM VICE DEFINIDO, PT DE CATALÃO IRÁ DE CARDOZÃO
Já o Partidos dos Trabalhadores (PT), definiu em convenção realizada no último sábado (12/09), que irá sozinho para a disputa pela cadeira da ‘Casa de Vidros’, após votação apertada (05 a 04), ficando definido que o partido bancará candidatura própria, e o nome definido foi o de Sebastião Cardoso, mais conhecido como Cardozão.
De acordo com o Blog do Mamede, nessa convenção, ficou definido que o PT terá 10 candidatos a vereadores (as), porém, nenhum nome foi divulgado, e o candidato a vice segue aberto até o prazo final determinado pela Justiça Eleitoral.
PODEMOS VAI DE ADIB ELIAS E JOÃO SEBBA
Em convenção realizada na última segunda-feira (14/09), o Podemos de Catalão confirmou a pré-candidatura a reeleição do atual prefeito, Adib Elias, que terá como vice pela quarta vez, Dr. João Sebba, que deixou o MDB e agora está no PP.
A coligação que ainda não detém de um nome definido, além do Podemos e do PP, contará também com o PTB, PSC, DEM, PDT, PSD e PSB (a definir), que juntos, somarão mais de 100 candidatos a vereadores (as).
PSDB VAI DE GUSTAVO SEBBA E MARCOS DAHAS
O PSDB de Catalão, realizou convenção partidária nesta terça-feira (15), e confirmou a pré-candidatura do filho do ex-prefeito Jardel Sebba, o deputado estadual Gustavo Sebba, que em chapa puro sangue, anunciou também a pré-candidatura de seu vice, o advogado Marco Antônio Dahas.
A coligação Por Uma Nova Catalão, além do PSDB, conforme anunciado no evento de hoje, será composta pelo PV, Avante e Republicanos.
MDB VAI DE ELDER GALDINO E MARCELO ALCÂNTARA
Também realizada nesta terça-feira (15), o MDB de Catalão definiu em convenção a pré-candidatura do agropecuarista Elder Galdino Pereira, e do pré-candidato a vice-prefeito, professor e empresário, proprietário do Colégio Veratiz, Marcelo Alcântara. Lembrando que Marcelo é filiado já há alguns anos no MDB de Catalão.
A Coligação Um Novo Caminho Para Catalão, contará além do MDB, os partidos PRTB, PL, Solidariedade, PTC e Republicanos (a definir).
Observação: O leitor deve ter observado que o partido Republicanos foi anunciado em duas coligações, do MDB e do PSDB. De acordo com o que apuramos, a realização da convenção da agremiação partidária, foi realizada no último dia 10 de setembro, porém, o presidente estadual do Republicanos, deputado federal João Campos, emitiu documento invalidando o ato de convenção, sob a justificativa de que a comissão provisória de Catalão, não fez a publicação do Edital de Convocação na imprensa local, conforme determina a Lei Eleitoral.
Outra apuração, é que o Republicanos tem o alinhamento de participar de coligações do PSDB em Goiás, incluindo na cidade de Catalão. Porém, esse imbróglio deverá ser decidido pela Justiça, colocando em cheque várias pré-candidaturas, o que coloca exposto o quanto é de responsabilidade a ocupação da presidência, pois colocam em questão, projetos de muita gente.
BREVE RESUMO DO CENÁRIO POLÍTICO DE 2019 ATÉ AS DEFINIÇÕES DESTA SEMANA
Desde o ano passado, quando líderes políticos começaram suas articulações, a cidade de Catalão chegou a ter 8 pré-candidatos, porém, nesses últimos meses esse número foi caindo, começando com a desistência de lançamento de candidatura no PSOL, posteriormente o empresário Luciano Tampa que até semana passada estava filiado ao PL de Magda Moffato, saiu da disputa após ter sido destituída a sua comissão provisória, o partido o qual se aliou ao MDB. Também nessa semana, quem saiu da disputa foi o empresário Giovani Cortopassi, do PDT, e declarou apoio a projeto de pré-candidatura a reeleição do atual prefeito, Adib Elias.
Há cerca de 14 dias para iniciar oficialmente a campanha eleitoral, se nada mudar até esse dia, a cidade de Catalão contará com 5 candidatos, conforme citados acima.
Escrito por: Badiinho Filho