A Polícia Federal em Goiás apresentou hoje (27) DRONES que serão usados no dia das eleições, visando o auxílio na prevenção e repressão a crimes eleitorais. Os equipamentos sobrevoarão as principais zonas eleitorais do país, ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores.
Os DRONES são equipamentos com tecnologia de ponta e são capazes de tornar-se imperceptíveis ao serem manobrados para voos mais altos. Segundo Assessoria de Imprensa e Comunicação da PF em Goiás, são 100 aeronaves remotamente pilotadas para municípios considerados estratégicos. Para Goiás, serão destinados oito equipamentos, que possuem câmeras com zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, a movimentação dos eleitores com imagens de alta nitidez.
Ainda segundo a Assessoria, o próprio TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que irá decidir quais municípios do estado irão contar com a tecnologia. Em Catalão, segundo o Ministério Público Eleitoral, ainda não houve conversa nesse sentido.
As irregularidades capturadas pelos DRONES serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal, que analisará cada caso, tomando as devidas providências. Segundo Assessoria, a ação vai ao encontro das orientações da Direção Geral da Polícia Federal, no
sentido de utilizar novas tecnologias para prevenir e reprimir ações delituosas.
Escrito por: Cristina de Mesquita com informações da PRF / GO