Um produtor rural de Orizona, cidade da região sudeste de Goiás, chegou no seu ápice, e depois de sofre grandes prejuízos com recorrentes quedas de energias em sua propriedade rural e ter que se desfazer de muitos litros de leite, nesta segunda-feira (14), o produtor Valdison levou 50 litros em um tambor e despejou dentro da agência da Enel de sua cidade.
“Você não tem férias, não tem descanso, é todo dia independente se você amanhece doente ou sadio, temos que tirar o leite, tem o gasto que a gente gasta, aí você tem que pagar os gastos, chega no final do mês o dinheiro não dá, e quem tem passar vergonha de não ter o dinheiro para pagar as contas é a gente, e isso é uma raiva muito grande”, desabafou o produtor Vanderson Caixeta.
De acordo com a reportagem da TV anhanguera Goiás, na região de Vanderson, existem 100 produtores rurais que sobrevivem do leite, e desde a terça-feira da semana passada, eles estão sofrendo com as quedas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
“Teve um dia que ela ficou oscilando, piscando ao menos umas 30 vezes”, disse o também produtor João César Caixeta.
Na casa de outro produtor, a do Senhor José Antônio, a energia só retornou no início da tarde, porém, nem mesmo o retorno da energia não trouxe tranquilidade para ele. “Ontem mesmo (domingo) passamos o dia inteiro sem energia, joguei 2.020 litros de leite fora”, relatou a equipe de TV.
A tristeza é muito grande ao ver pessoas trabalhadoras, pequenos produtores aos prantos em frente às câmeras de emissora de televisão contabilizando os gastos em meio a tantos prejuízos por decorrência de não terem um direito que é constitucional.
Falta comprometimento e sobram explicações como sempre. Para a emissora de TV, a Enel disse que foi marcada uma reunião em Orizona entre representantes da Enel e produtores rurais, para discutirem o problema das recorrentes quedas de energia, que segundo a companhia, como sempre, mais uma vez, usam a justificativa das chuvas que teriam danificado a rede, e não assumem sua tamanha incompetência.
Assim como em Orizona, a população da cidade de Catalão vive a sofrer com recorrentes quedas de energia e oscilações da energia, fatos que vive acontecendo faça sol ou faça chuva.
Torcemos para que esses produtores ou demais do Estado de Goiás, possam pegar um caminhão tanque, enchê-lo com suas produções perdidas e o descarregá-lo lá Assembleia Legislativa de Goiás, pois quem sabe assim, os deputados tomam alguma iniciativa a respeito da situação.
VEJA O VÍDEO
Ver essa foto no Instagram
Escrito por: Badiinho Filho