Após grande repercussão da publicação na qual informamos sobre o não funcionamento dos estabelecimentos comerciais de Catalão no feriado de carnaval, no próximo dia 15 de fevereiro, mesmo dia em que é comemorado o dia do trabalhador comerciário na cidade, o Badiinho recebeu a ligação do presidente do Sindilojas, Senhor Geraldo Rocha, que prestou alguns esclarecimentos devido a forma de interpretação do documento assinado e divulgado pelo Sindilojas na última segunda-feira (01/02).
De acordo com Geraldo Rocha (Sindilojas), os estabelecimentos comerciais a qual o seu sindicato representa, sendo eles, o comércio varejista como as lojas de roupas, calçados, perfumarias e dentre outros, não estarão impedidos de sua abertura no dia 15 de fevereiro, segunda de carnaval, porém, como está descrito no documento por ele assinado, deve-se ser seguido a folga para os trabalhadores, totalizando com o domingo, 48 horas contínuas de descanso, sendo proibido o trabalho do empregado comerciário.
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Catalão (Sindcom), Everton Alves, informa que o Sindcom vai fiscalizar os estabelecimentos, e caso seja flagrado comerciários trabalhando nos dias determinado folga, serão aplicadas multas, as quais, foram definidas em convenção coletiva.
O presidente do Sindcom, Everton Alves, informou ainda que somente os supermercados estarão liberados para trabalharem com mão de obra comerciária.
Veja às seguintes folgas dos trabalhadores comerciários:
-Varejista: Dia 14/02 Domingo e Dia 15/02 Segunda-feira;
-Atacadista: Dia 14/02 Domingo e Dia 15/02 Segunda-feira;
-Concessionárias: Dia 14/02 Domingo e Dia 15/02 Segunda-feira;
-Material de Construção: Dia 15/02 Segunda-feira e Dia 16/02 Terça-feira.
Lembrando que o feriado de celebração ao dia do comerciário é celebrado desde o ano de 1.997, ano em que foi fundado o Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas). Apenas o 15 é considerado o dia do comerciário, e além dos comércios, agências bancárias, demais instituições financeiras não funcionarão neste dia, algumas delas estenderão até a quarta-feira, como é o caso dos bancos.
Outro dado importante que trazemos do Sindicato dos Comerciários de Catalão (Sindcom), é que 73% do funcionalismo comerciário de Catalão, são do sexo feminino, ou seja, mulheres casadas e detentoras de famílias, que estão preocupadas em mantérem os seus empregos.
Escrito por: Badiinho Filho