De acordo com dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em Goiás, nesses dois primeiros meses do ano, já foram confirmados um total de 1.700 casos de dengue no Estado, e um total de 5.199 notificações. Em 2020, foram 8.861 casos confirmados e 12.421 notificações.
Os dados da saúde de Goiás, revelam que em Catalão, neste ano dois casos foram confirmados e um total de 14 casos notificados. No passado, conforme está nos registros da SES-GO, o município registrou 54 casos confirmados e mais 83 notificações.
Em Catalão, o pior ano para casos de dengue foi no ano de 2019, quando foram confirmados 232 casos e outras 343 notificações.
CONFIRA OS DADOS DE CATALÃO
VEJA TAMBÉM OS NÚMEROS DAS CIDADES DA REGIÃO SUDESTE:
Três Ranchos: Nenhum caso, apenas 1 notificação
Ouvidor: Nenhum caso; 05 notificações
Davinópolis: Nenhum caso e sem notificação
Campo Alegre de Goiás: 02 casos; 02 notificações
Goiandira: Nenhum caso; Nenhuma notificação
Cumari: Nenhum caso; Nenhuma notificação
Anhanguera: Nenhum caso; Nenhuma notificação
Nova Aurora: Nenhum caso; nenhuma notificação
Ipameri: 01 caso; 07 notificações
Urutaí: Nenhum caso; Nenhuma notificação
Pires do Rio: Nenhum caso; 2 notificações
PREOCUPAÇÃO DE AUMENTO DE CASOS DE DENGUE
A preocupação em não deixar os casos de dengue crescer neste momento da pior fase da pandemia em Goiás, se faz necessária, pois um surto da doença no atual momento, comprometeria ainda mais o sistema de saúde, isso devido ao aumento expressivo de novos casos de Covid-19, está preenchendo quase que em sua totalidade os leitos dos hospitais, principalmente as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Com o registro de chuvas esporádicas, vivenciamos esse risco, e é por isso a colaboração de cada cidadão é importantíssimo neste momento, pois cada um fazendo sua parte, cuidado do seu quintal, não deixando recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas, colocando um simples prato em vasos de plantas, trocando a água nas vasilhas de animais, manter piscinas e demais reservatórios de água tampados, e colocar copos descartáveis, tampas, latas e demais lixos que possam ocasionar água parada, você já estará contribuindo para a não proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Outra observação, é não jogar lixo em lotes baldios, e ao presenciar esse fato, entrar em contato imediatamente com as autoridades sanitárias da sua cidade.
Escrito por: Badiinho Filho