A cidade de Catalão continua a figurar as páginas de noticiários da capital de Goiás, mas tristemente de forma negativa pela violência da Covid-19 que vem fazendo vítimas fatais nos últimos dias.
O destaque sobre Catalão na capital, é com relação as disparada de mortes, sendo registrados um total de 10 óbitos em apenas 48 horas (6 homens e 4 mulheres), ultrapassando mais de 200 mortes em decorrência da Covid-19, e mais de 6.500 casos confirmados na cidade de acordo com o último boletim atualizado na tarde de ontem.
Hoje pela manhã, o secretário municipal de Saúde de Catalão, Velomar Rios, falou em entrevista para uma emissora de tv de Goiânia, capitão de Goiás, afirmou que já teria pedido informações para a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) sobre o estudo do genoma da nova variante do Coronavírus (Sars Cov-2), e que essa variante de origem de Manaus, Estado do Amazonas, já está em trasmissão de forma comunitária, sendo ela mais de contágio mais célere, além de mais letal, além de estar atingindo pessoas mais jovens.
Veja abaixo o que disse Velomar Rios para a emissora de TV:
“Desde de janeiro eu solicitei a Secretaria Estadual de Saúde, que fizesse para nós o estudo do genoma dessa variante que está circulando em Catalão, pois de uma hora para outra, transmissibilidade cresceu muito, e a letalidade disparou”.
“Um paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, mas que mora com familiares, como sogro e demais, e a esposa por exemplo não foi contaminada, os demais membros da casa foram contaminados, mas estão todos bem”.
“Esse paciente por exemplo, ele teve apenas febre e dor de cabeça, mas isso mostra que essa variante do Amazonas, essa variante brasileira, ela está circulando em nosso meio, ou seja, ela é comunitária em nosso meio”, afirmou Velomar Rios em sua entrevista exibida na manhã desta terça-feira (16) em rede estadual de televisão.
OUÇA O ÁUDIO DA ENTREVISTA:
LEIA MATÉRIAS RELACIONADAS A NOVA VARIANTE EM CATALÃO
Escrito por: Badiinho Filho